CRP/18 MT apoia projeto “Trânsito consciente pra vida seguir em frente”

O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT) apoia o projeto “Trânsito consciente pra vida seguir em frente”. Organizado pelo  Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT) e o curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) do campus de Rondonópolis, o evento será realizado amanhã (24), a partir das 8h30, no anfiteatro da UFMT, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. A ação faz parte da Semana Nacional de Trânsito, cujo tema, criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), é: "Década mundial de ações para a segurança do trânsito (2011-2020) Juntos podemos salvar milhões de vidas". 

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) deu início em 2011, ao Ano da Avaliação Psicológica, que busca envolver a categoria de profissionais de todas as regiões do Brasil na reflexão sobre a avaliação psicológica e qualificação da prática. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) institui no Código Brasileiro de Trânsito, e determina por meio da Resolução 267 do ano de 2008, que todos os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem submeter-se ao exame de avaliação psicológica, aplicado por um psicólogo apto, sendo este preliminar, obrigatório e eliminatório.

Segundo o conselheiro do CRP/18 MT, Alcindo José Rosa, os psicólogos possuem extrema responsabilidade na aprovação de um candidato durante a avaliação psicológica do Detran. “Precisamos discutir as demandas do Detran/MT para que os psicólogos se capacitem, e entendam quais as necessidades, já que precisamos incentivar o trânsito consciente, que só é possível quando o motorista realmente é apto a conduzir o veículo de transporte. Estamos tentando otimizar a formação dos motoristas para que o número de acidentes provocados por irresponsabilidade ou inaptidão sejam diminuídos”, ressalta o conselheiro.

O projeto contará com a realização de uma mesa-redonda para discutir as perspectivas e desafios para o trânsito seguro: as contribuições da Psicologia, coordenada pela professora doutora Laura de Carvalho. Também estão programadas duas conferências, que debaterão a perspectiva do Detran e as contribuições da Psicologia, com o diretor de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Eugênio Destri, e com as psicólogas, Maria Aparecida da Silva Souza e Carolina Lessa, respectivamente.

 

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação