
CRP18 fortalece cobrança de mobilidade urbana de Conselho de Arquitetura a candidatos
Como parte da luta por políticas públicas de mobilidade urbana que sejam realmente democráticas, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18) ajuda a fortalecer a cobrança do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU) em relação aos candidatos eleitos e os que concorrem em segundo turno no estado sobre a importância de se pensar no planejamento urbano.
O CAU emitiu uma carta aberta aos candidatos, enfatizando os pontos que se esperam dos políticos em relação ao planejamento urbano e governança, além de recomendar projetos que adotem uma visão que integre a população nas políticas púbicas, não apenas como público-alvo, mas também como fonte de proposições.
E partindo do conceito da importância de se refletir sobre a mobilidade, não apenas o ato de ir e vir, mas também as relações e elementos presentes nesse processo, como a cultura, a sociedade e os fatores individuais e subjetivos, o CRP18 decidiu se posicionar a favor dessa cobrança e apoiar o CAU nesse requerimento junto aos políticos que irão gerir os municípios mato-grossenses nos próximos quatro anos.
“Ao longo dos anos, os veículos foram se apropriando dos espaços públicos, de modo que as pessoas se adaptassem às necessidades dos automóveis. Mas se pensar em mobilidade urbana é muito mais complexo, porque é necessário se pensar políticas públicas propicie não só acessibilidade, mas os efeitos das relações sociais, que são construídas e atravessadas pelos modos de subjetivação e suas expressões singulares, que são campo de atuação da Psicologia”, explica a presidente do CRP18, Morgana Moura.
Clique AQUI e confira a nota do Conselho de Arquitetura e Urbanismo na íntegra.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação