
CRP18 faz alerta para cursos de Psicologia irregulares em Mato Grosso
Com propostas de ensino superior em Psicologia na modalidade de Educação à Distância (EAD), instituições estão lesando consumidores em Mato Grosso, já que esse tipo de graduação não pode ser realizado por EAD sem autorização do Conselho Nacional de Saúde (CNS) ou da Ordem Dos Advogados do Brasil (OAB). O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18) alerta que não existe nenhum processo de autorização para curso de Psicologia EAD no Brasil.
Uma das promessas dessas faculdades é que caso o curso não seja reconhecido, ao final do curso o diploma será emitido por outra instituição, o que também é vetado pelo Ministério da Educação (MEC). O CRP18 tem recebido desde dezembro de 2015 denúncias de propagandas e até de turmas que já estão em aulas na graduação em Psicologia EAD, porém, nenhuma dessas instituições fez pedido de autorização para funcionar, o que torna qualquer diploma emitido por esses cursos, inválido.
De acordo com o decreto 5.773/206, a criação de cursos de Direito, Medicina, Odontologia e Psicologia na modalidade à distância só pode acontecer após a aprovação do Conselho Federal da OAB ou do CNS, mesmo que façam parte de instituições de ensino já reconhecidas pelo MEC.
“Recebemos denúncias desses cursos em Alta Floresta, Colíder, Confresa e Diamantino. Encaminhamos denúncia para o MEC, Ministério Público do Estado e Conselho Federal de Psicologia, porque essas instituições estão vendendo uma propaganda enganosa e não possuem nem mesmo o processo de aprovação para a modalidade EAD, por isso os diplomas não serão válidos. Esse alerta é importante para que as pessoas não sejam engandas”, enfatiza a presidente do CRP18, Morgana Moura.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação