CRP SP disponibiliza documentário sobre a pioneira Lígia Assumpção Amaral (1941 – 2002)
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) lançou um novo filme da série “Pioneiras da Psicologia”, intitulado “Psicologia e a Luta de Pessoas com Deficiência: de Lígia Assumpção Amaral aos debates contemporâneos”. O documentário conta a trajetória de vida e profissional da psicóloga e traz reflexões sobre como as pessoas com deficiência(s) são inseridas nos debates atuais.
Lígia Amaral, além de pesquisadora, foi uma das precursoras, dentro da área, a tratar da questão da deficiência, sendo ela mesma uma pessoa com deficiência. Suas pesquisas incentivaram uma geração de jovens psicólogas a trabalharem com a temática na profissão. Além de seu exemplo, convidadas(os) trazem importantes proposições sobre a trajetória de luta das pessoas com deficiência(s), problematizam o capacitismo e apontam a urgência em reconhecer e incluir a diversidade.
Uma das pioneiras da Psicologia, Lígia Amaral, em sua dissertação de mestrado “Resgatando o passado: deficiência como figura e vida como fundo”, defendida em 1987, trouxe uma nova perspectiva para a produção acadêmica ao escrever sobre deficiência a partir das próprias experiências.
Ao longo da vida, publicou cinco livros, entre eles “Conhecendo a deficiência (em companhia de Hércules)” (1995) e “Tirando a deficiência da estante” (1996), fora os diversos capítulos de livros, artigos e publicações em anais de congressos. Seu legado se envereda pelo ambiente acadêmico e social, entrelaçando pesquisa e aprendizagens a partir de uma perspectiva não preconceituosa e inclusiva.
Para assistir ao documentário, que está disponível de forma gratuita, é só clicar AQUI. Acesse também a pesquisa documental sobre a vida e obra de Lígia Assumpção Amaral, produzida pela Comissão de História e Memória: www.crpsp.org/impresso/view/545.