CRP MT firma parceria com instituto para recuperação de créditos

CRP MT firma parceria com instituto para recuperação de créditos

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT) firmou parceria com o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT) para recuperação de créditos advindos das anuidades das(os) profissionais inscritas(os) na autarquia. A assinatura do termo foi feita pela presidente do CRP, Morgana Moura, e pela presidente da instituição, Velenice Dias de Almeida e Lima.

O protesto de títulos chega como uma ferramenta importante para a recuperação de crédito, frisa Morgana. “Atualmente, temos um índice de 30% de inadimplência em todo o Estado e nossa expectativa é reduzi-lo a 15%. Temos um sistema interno de cobrança e até conseguimos baixar o percentual de dívida, mas não é tão eficiente quanto o protesto. Nosso objetivo com a assinatura do convênio não é punir as(os) profissionais mas, sim, valorizar as(os) que pagam a anuidade pontualmente”, destaca.

Velenice Dias ressalta que o índice de recuperação de crédito por meio do protesto de títulos é alto. “O índice é de cerca de 60% no tríduo (três dias úteis), ou seja, é muito mais viável e econômico encaminhar os títulos e documentos de dívida para serem protestados ao invés de cobrar dívida no Judiciário. Aliás, o credor não tem despesas no ato do apontamento do título, uma vez que os emolumentos ficam a cargo dos devedores”.

Tânia Pelissari, gestora da Central de Remessa de Arquivos (CRA-MT), explicou que o departamento, responsável por gerenciar todos os procedimentos referentes aos títulos protestados, está apto a treinar os colaboradores do Conselho para o envio das informações. “Fazemos a gestão de tudo, de forma rápida, segura e efetiva. A instituição parceira somente precisa nos enviar as anuidades inadimplidas. Estamos à disposição do Conselho para o que precisar e tenho certeza que a parceria firmada com o IEPTB-MT renderá bons frutos”, enalteceu.

A cobrança da anuidade está prevista aos Conselhos de Classe através da Lei de Criação do Sistema Conselhos de Psicologia – Lei 5.766/1971 e o seu não pagamento pelo profissional constitui infração disciplinar, conforme Artigo 26 - item VI desta mesma lei.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação com informações do IEPTB-MT