CRP de Mato Grosso participa de assembleia nacional
O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso da 18ª Região (CRP 18/MT) participou da Assembleia das Políticas e das Finanças (APAF), realizada na sede do Conselho Federal de Psicologia, em Brasília. O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de dezembro, e contou com a criação de outros três novos conselhos regionais no país, sendo nos Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. Com estas novas unidades, o Brasil passa a ter 23 Conselhos Regionais, sendo que um dos critérios para a separação foi que o Estado apresentasse ao menos mil psicólogos adimplentes.
De acordo com a presidente do CRP 18/MT, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, o desmembramento e elaboração das novas entidades figuram como forma de autonomia, fato que aconteceu com Mato Grosso em 2010, quando o CFP autorizou a criação do CRP do Estado e eleição da primeira diretoria. “A decisão em plenária dá o direito aos profissionais de se constituírem em grupo específico e autônomo. É uma importante decisão”, comentou.
Maria Aparecida também detalhou que durante as discussões foi definido que a partir de 2013 as eleições para constituição das diretorias do Conselho Federal e dos Regionais também acontecerá via internet. Ela explica que esse item aprovado durante a APAF é mais uma oportunidade de aproximar os profissionais às ações desenvolvidas junto aos Conselhos.
“Além das eleições presenciais, os psicólogos de todos os Estados brasileiros terão oportunidade de eleger seus representantes via internet. O processo ainda está sendo discutido, porém já será válido para o processo eleitoral do próximo ano”. Resoluções internas e eleitorais, que devem compor o processo eletivo do próximo ano, também foram definidas durante a Assembleia Nacional.
A presidente do CRP de Mato Grosso ressaltou a participação dos psicólogos junto às ações dos Conselhos. Segundo ela, a integração dos profissionais e a participação coletiva auxiliam na união dos profissionais, como também na formação dos posicionamentos e decisões do Conselho. “É importante destacar que as unidades regionais têm total autonomia para formar e se posicionar coletiva e democraticamente. E é com base nesse pensamento que o CRP do Estado tem desenvolvido as atividades”. O tema também foi tratado durante a Assembleia.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação