CRP 18/MT zela pelo exercício profissional
A presidente do Conselho Regional de Psicologia 18ª Região de Mato Grosso (CRP/MT) Maria Aparecida de Amorim Fernandes e a fiscal Danielle Camarão Pereira de Moraes, estiveram em reunião com o secretário de Administração de Várzea Grande, Eduardo Soares de Sá, na quarta-feira (13), no Paço Municipal, buscando zelar pela qualidade técnica dos serviços prestados pela categoria. Em pauta, a suspensão do Teste Psicológico PMK (Psicodiagnóstico Miocinético), incluído entre os exames admissionais obrigatórios dos candidatos aprovados no concurso público realizado pela prefeitura em 2011. O objetivo do encontro foi esclarecer o gestor municipal sobre o exercício profissional do psicólogo e o papel da avaliação psicológica no processo seletivo.
Devido à necessidade de aprimoramento e melhoria na qualidade dos testes psicológicos, Maria Aparecida Fernandes explicou para o secretário Eduardo de Sá que o PMK recebeu parecer desfavorável do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e, por isso, desde o dia 16 de maio de 2012, está suspenso o uso profissional desse teste. E, no sentido de zelar pelo exercício profissional, o CRP 18/MT entendeu a importância de esclarecer o Executivo Municipal sobre os motivos pelos quais o PMK está com parecer desfavorável para uso profissional por psicólogos.
Durante a reunião, a presidente do CRP 18/MT explicou que a avaliação psicológica é um processo complexo e não se restringe apenas à aplicação de testes psicológicos. Lembrou ainda que o termo avaliação psicológica aponta para a complexidade do ser humano. Portanto, o profissional psicólogo tem autonomia para fazer a substituição do teste PMK por outros instrumentos e realizar a avaliação psicológica, “que é de suma importância neste contexto”.
Vale ressaltar que o CFP entende a avaliação psicológica como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica, conforme resolução 007/2009.
A presidente do CRP 18/MT considerou a reunião produtiva. Disse ainda esperar que os esclarecimentos contribuam para o exercício da avaliação psicológica em todos os campos de atuação da profissão, resguardando a qualidade e o compromisso social e ético com a sociedade.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação