CRP 18/MT recebe Fórum Intersetorial de Saúde Mental de Mato Grosso

O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP 18/MT) recebeu, ontem (26) à tarde, representantes do Fórum Intersetorial de Saúde Mental de Mato Grosso (FESM/MT), em sua sede. Em pauta, a atuação do Fórum e sua participação em atividades como a audiência pública sobre o Relatório da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos, que será realizada na próxima quinta-feira (29).
A reunião contou com a presença da presidente do CRP18/MT, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, e do o vice-presidente, Luiz Guilherme Araújo Gomes, do conselheiro da Comissão de Comunicação e Cultura, Jair José Schuh, da Assessora Técnica do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Política Públicas (Crepop), Fabiana Tozi, e das duas representantes do Fórum, as psicólogas Soraya Miter e Daniela Bezerra.
Para a presidente Maria Aparecida, “o Conselho busca participar de entidades que se mobilizam a favor da saúde, por este motivo apóia e está sempre, que possível, presente nas atividades do Fórum, mas precisamos ampliá-lo com a participação de outros setores que lutam por melhorias na saúde”. Maria Aparecida também sugeriu a criação de uma Comissão Interinstitucional da Saúde Mental e reafirmou que “a atuação do Fórum é o caminho para o amadurecimento de ideias e posições políticas”.
Durante o encontro, mais uma vez o CRP18/MT se posicionou contra as comunidades terapêuticas e a realização de “limpezas sociais”, ou internações compulsórias. “Além das comunidades terapêuticas, existem outras situações na saúde que devem ser debatidas entre os profissionais,” afirmou.
A representante do Fórum, Daniela Bezerra, agradeceu o CRP18/MT pelo apoio nas mobilizações. “Gostaria de deixar o nosso agradecimento ao Conselho de Psicologia pelo apoio e contribuição ao Fórum”.
Ao final do encontro, o CRP18/MT repassou 50 camisetas para as representantes do Fórum, para serem usadas em suas mobilizações.
Espaço de debate – O Fórum Intersetorial de Saúde Mental de Mato Grosso é um espaço de debate coletivo, considerando as diferentes interfaces necessárias para o fortalecimento de uma política de atenção em saúde mental. Foi instituído no dia 07 de outubro de 2010, com a presença de 90 pessoas, dentre elas, profissionais da rede municipal e estadual de saúde mental, estudantes e professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e de universidades particulares, membros de conselhos de classes, profissionais de vários segmentos - justiça, educação, assistência social, cultura -, representantes de grupo de autoajuda, associação dos familiares e usuários de saúde mental, comunidades terapêuticas e organizações não governamentais.
O Fórum Intersetorial de Saúde Mental tem o objetivo de trazer à roda social (profissionais, estudantes, pesquisadores, familiares, usuários dos serviços de saúde mental, etc) discussões que possibilitem avaliação das políticas e produção do pensamento crítico em relação ao campo da saúde mental – transtornos mentais e usos e abuso de substâncias psicoativas.
Acompanhe aqui as atividades do Fórum
 
 
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação