O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso da 18ª Região (CRP 18/MT) participa da Reunião Nacional do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) amanhã (23) e no sábado (24). O evento será realizado em Brasília e contará com a presença de representantes dos Estados brasileiros que integram o CREPOP. Conforme programação, o encontro tem objetivo de discutir e avaliar as ações desenvolvidas durante o ano de 2012, como também elaborar novas propostas para o próximo ano.
Segundo o vice-presidente do CRP 18/MT, Luiz Guilherme Araújo Gomes, que participará das discussões, o evento acontece anualmente e visa principalmente a interação e troca de experiências entre os conselheiros responsáveis pela pesquisa e os técnicos pesquisadores. Além dele, a assessoria técnica do CREPOP em Mato Grosso e membro do CRP 18/MT, Fabiana Tozi, também integrará os trabalhos.
Luiz Guilherme informa que além das discussões, os representantes de cada Estado brasileiro participante irão detalhar os resultados parciais e encaminhamentos feitos durante 2012, sobre a pesquisa relacionada à população em situação de rua, tema central da pesquisa deste ano. “A troca de experiências em relação a este tema será de grande importância, pois o resultado desta pesquisa subsidiará a política de saúde mental e assistência social, tendo em vista ser uma prática ainda recente e em construção em nosso Estado”. Ele detalha que também será analisado o andamento das pesquisas em cada unidade da federação.
Em relação aos resultados da Reunião Nacional, o vice-presidente do CRP de Mato Grosso explica que estes são apresentados primeiramente a todos os conselheiros e, posteriormente, colocado em consulta pública. Já em relação a apresentação para a classe, Luiz Guilherme informa que esta acontece apenas com a conclusão final do relatório.
CREPOP – Considerado Centro de Pesquisa e formado por uma rede composta de 20 unidades locais, junto aos Conselhos Regionais do país, o CREPOP tem o intuito de promover a qualificação do trabalho profissional de psicólogos que atuam em políticas públicas, por meio de pesquisas e da sistematização e divulgação de informações sobre a prática profissional da categoria nestas questões.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação