A presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18/MT), Maria Aparecida de Amorim Fernandes, participou do lançamento do Prêmio Monográfico “César Ades: Desafio para o Futuro da Psicologia”, ontem (27), em São Paulo (SP). A premiação faz parte das comemorações dos 50 anos de regulamentação da profissão no Brasil.
O objetivo do prêmio é incentivar nos estudantes e profissionais a área de produção científica sobre os 50 anos da Psicologia, além de homenagear o professor César Ades. Ele foi um dos maiores psicólogos do Brasil e contribuiu muito para o desenvolvimento da profissão no país.
César Ades, do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), ganhou destaque mundial por sua atuação na área de etologia (psicologia animal). “Foi uma cerimônia muito bonita, cujo momento mais emocionante foi o resgate da história de vida de César Ades. Ele foi um dos maiores estudiosos de comportamento animal. O reconhecimento é merecido”, disse Maria Aparecida Fernandes.
O pesquisador morreu de forma trágica em março deste ano, aos 69 anos, após ser atropelado em São Paulo (SP). Ele atuou como diretor do Instituto de Psicologia, onde desde 1991 era professor livre-docente, e foi diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP até fevereiro deste ano.
Participaram do lançamento da premiação o presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Cota Verona, e presidentes de Conselhos Regionais de Psicologia de diversas partes do Brasil. Para a presidente do CPR 18/MT, o prêmio é importante porque vai discutir a psicologia na perspectiva do futuro de atuação na área.
Para concorrer, os trabalhos deverão tratar do tema “Desafios para o Futuro da Psicologia”, abordando um dos seguintes subtemas: As Políticas Públicas e o Futuro da Psicologia; Contribuições da Psicologia na Construção do Conhecimento no século XXI; e A Psicologia Latino-Americana – Desafios e Possibilidades.
O resultado do prêmio será anunciado no dia 27 de abril de 2013.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação