CRP 18/MT parabeniza UFMT por seus 42 anos de história
Ontem (10), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) completou 42 anos de história. Para comemorar o aniversário, a Universidade esteve de “Portas Abertas” durante todo o dia de domingo (09), com diversas atividades à disposição das comunidades acadêmica e externa. A presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18/MT), Maria Aparecida de Amorim Fernandes, esteve presente na comemoração e assistiu a apresentação da Orquestra Sinfônica, no Centro Cultural da UFMT, campus de Cuiabá.
Para Maria Aparecida, o aniversário da UFMT é um momento que deve ser comemorado. Segundo a presidente do CRP 18/MT, a UFMT é um marco para a história e para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso. “O CRP 18/MT congratula a UFMT por estes 42 anos de história voltados ao desenvolvimento do Estado e se orgulha de manter uma parceria com a Universidade, a qual espera manter por muito tempo”.
A UFMT foi criada em 10 de dezembro de 1970. O primeiro campus da UFMT, o campus-sede, foi criado em Cuiabá, na região do Coxipó. Hoje a Universidade possui campi em várias regiões do Estado. Em Rondonópolis (218 km de Cuiabá), município localizado no sul de Mato Grosso; em Barra do Garças (516 km) e Pontal do Araguaia (518 km), localizados ao leste do Estado; e em Sinop (503 km), no norte do Estado. Além de 18 pólos de educação a distância e cursos de formação de professores brasileiros no Japão.
Dois novos campus estão em construção na baixada cuiabana. Cuiabá receberá o segundo campus do município, que está sendo construído na saída para o município de Santo Antônio de Leverger. O local também abrigará o novo Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM). E Várzea Grande, a segunda maior cidade do Estado, receberá o campus das engenharias.
A UFMT oferece 99 cursos de graduação e 44 de pós-graduação, sendo 33 de mestrado e 11 de doutorado. Tem mais de 300 projetos de pesquisa e mais de 400 ações de extensão registradas. Capacitou mais de mil servidores e seu corpo docente é composto por 1.490 professores, dos quais 837 doutores, 541 mestres e 92 especialistas.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação