CRP 18/MT manifesta apoio à saúde pública e SUS
O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP 18/MT) segue em apoio aos movimentos em prol da saúde pública do Estado e do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa ganhou ainda mais força na última semana, quando o CRP/MT participou da entrega das 27 mil assinaturas aos parlamentares que compõem a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
O documento tem objetivo de sustentar a criação de uma lei de iniciativa popular para a extinção das Organizações Sociais (OS) no Estado, principalmente, no setor da saúde pública. A ação contou com a participação de representantes do movimento social, além de funcionários públicos.
Segundo a presidente do CRP/MT, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, a defesa pela saúde pública é uma das bandeiras do Conselho Regional. “É importante que os deputados estaduais se sensibilizem em relação à criação desta lei. É preciso emprenho para que a saúde pública tenha mudanças. O CRP/MT continua a caminhada e apoio ao movimento”.
A intenção principal para a criação da lei de iniciativa popular é referente à revogação dos dispositivos da Lei Complementar 150, de 08 de janeiro de 2004, bem como suas alterações que compreenderam a Lei Complementar 417, de 17 de março de 2011. Ambas as leis dispõem sobre a qualificação de entidades como Organizações Sociais, no âmbito do Poder Executivo Estadual. A ação para coleta das assinaturas e entrega das mesmas foi organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT).
Fonte: Pau e Prosa Comunicação