Projeto “CRP-18/MT e a representação em Conselhos de Direitos: Suporte à construção de uma sociedade democrática" é aprovado

Projeto “CRP-18/MT e a representação em Conselhos de Direitos: Suporte à construção de uma sociedade democrática" é aprovado

 

A proposta de acompanhamento e suporte a representantes do CRP18-MT em Conselhos de Direitos foi aprovada pelo Plenário da autarquia junto com as comissões temáticas e o CREPOP/MT. Além de promover o diálogo permanente com a categoria e estimular a participação dos profissionais nas comissões temáticas do CRP18-MT, o projeto tem como objetivo contribuir com a formação de representantes nas diversas instâncias em Mato Grosso que contam com a presença do Conselho.

A ideia é também alinhar os representantes ao posicionamento ético-político do Sistemas Conselhos de Psicologia, em defesa dos direitos humanos e das políticas públicas. Dentro da metodologia do projeto, a sugestão é de uma agenda do CREPOP voltada para o acompanhamento dos representantes. A capacitação deve ocorrer assim que os profissionais forem escolhidos pelo CRP18-MT. A formação contará com fundamentação teórica a respeito de temáticas e demandas relacionadas às instâncias, bem como o funcionamento do sistema Conselhos.

A iniciativa prevê também que a participação da representação em comissões temáticas do CRP18-MT esteja alinhada ao respectivo Conselho de Direitos. Por exemplo, representantes de Conselhos Municipais ou Estaduais de Saúde participarão da Comissão de Saúde da autarquia.

De acordo com o presidente do CRP18-MT, Gabriel Henrique Figueiredo, este é um grande passo na organização do trabalho dos profissionais da Psicologia, no âmbito do controle social das políticas públicas. “Essa organização também tem como objetivo ampliar e qualificar a nossa participação, que se dá por meio de psicólogas e psicólogos que compõem o Conselho, seja na figura de conselheiro (a) ou de membro colaborador. Há varias entidades, tanto estaduais quanto municipais, em que estamos presentes e a estratégia do projeto é também ampliar essa participação e sua representatividade dentro do controle social”, disse.

Segundo Gabriel, essa organização será possível a partir da compreensão da Psicologia enquanto ciência e profissão, e da participação na construção das políticas públicas enquanto categoria, profissionais da educação, da saúde, da segurança pública, da assistência social e nas diversas outras políticas em que a Psicologia se faz presente.

Conforme o cronograma de atividades do projeto, serão realizadas rodas de conversa online para debates e formação com as representações. Inicialmente, entre os temas escolhidos estão a representação nos Conselhos de Direitos, fundação e importância de um representante de conselho de classe nos Conselhos e notas e referências técnicas específicas para embasamento e coerência ético-político e o Sistema Conselhos.

A previsão é de que a primeira reunião do CREPOP com as representações aconteça em julho deste ano. Já a formação e monitoramento das atividades devem ocorrer entre fevereiro e junho de 2022.