CRP 18/MT apoia projeto que defende mais verbas à Saúde

A presidente do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP 18/MT), Maria Aparecida de Amorim Fernandes, participou do lançamento da Campanha de Coleta de Assinaturas do Movimento em Defesa da Saúde. A solenidade aconteceu hoje (9) de manhã na sede do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM/MT) e contou com a presença de representantes do setor da Saúde.
A lei de iniciativa popular, cujo lema é “A Saúde do Brasil está em nossas mãos. Não deixe esta idéia morrer”, tem o objetivo de fixar para a União a aplicação de 10% de sua receita para a Saúde. Para ser enviada ao Congresso Nacional, a lei precisa de 1,5 milhão de assinaturas. Em Mato Grosso, a meta é conseguir 150 mil assinaturas em três meses.
“Estamos na campanha para conseguir essas assinaturas da população. O projeto de lei é uma forma de tentarmos mudar o atual panorama da saúde pública no Brasil. Vamos às ruas para conseguir apoio a essa iniciativa”, disse a presidente do CRP 18/MT, Maria Aparecida Fernandes.
Ela informou ainda que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) faz parte da Frente Nacional em Defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) e que a entidade apoia a campanha de coleta de assinaturas.
O projeto de lei que regulamentou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estabelece o valor que Estados, municípios e governo federal devem investir em saúde foi aprovado no ano passado e sancionado este ano pela presidente Dilma Rousseff, mas não estabelece um percentual fixo que deve ser investido pela União na saúde.
Também estiveram presentes no evento na sede do CRM/MT o secretário-adjunto de Saúde do município, Euze Carvalho, representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren) e Fisioterapia (Crefito) e do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed).
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação