CRP 18/MT analisa criação de grupo interinstitucional sobre causas indígenas

Com objetivo de ampliar as discussões sobre as causas indígenas em Mato Grosso, a presidente do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP 18/MT), Maria Aparecida de Amorim Fernandes, informou que já está em andamento a criação de um grupo de trabalho interinstitucional para discutir e avaliar a questão indígena no Estado. A ideia ganhou forças durante a realização da Reunião Nacional para Avaliação das Ações de Aproximação da Psicologia com os Povos Indígenas, realizada em São Paulo, no último dia 23 de novembro.
O evento contou com a participação de representantes dos Conselhos, que também destacaram as ações que estão desenvolvendo sobre a temática. As discussões foram promovidas pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).
Conforme Maria Aparecida, o CRP de Mato Grosso tem atuado junto à causa indígena por meio do Conselho Estadual de Saúde. Ela destaca que os temas abordados estão voltados para o setor de saúde e os povos indígenas existentes no Estado, mas que entende a necessidade de ampliar as discussões. “Por este motivo a ideia de formatar um grupo específico nessa área”, comentou a presidente. Outros Estados brasileiros também apresentaram as ações locais.
A intenção do evento era destacar e ampliar o leque de defesa dos índios, além de apresentar políticas públicas voltadas aos indígenas e a formulação de um plano de ação que pretende estabelecer teses para o VIII Congresso Nacional de Psicologia, que acontecerá em 2013. A reunião contou com a participação do presidente e da vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia, (CFP) Humberto Verona e Clara Goldman, respectivamente.
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação