
CRP 18-MT promove diálogo sobre drogas nesta quarta
O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP- 18 MT) realiza o evento “Drogas – Dialogar é Preciso” nesta quarta-feira (18) com o objetivo de debater a política sobre drogas que passa por um retrocesso com a portaria 3588, publicada em dezembro do ano passado. A ideia é fazer um amplo debate sobre o assunto e contará com a participação das psicólogas/psicanalistas Daniela Bezerra e Adriana Rangel, que serão as debatedoras do evento.
A Portaria 3588/2017 interrompe o fechamento de leitos em hospitais psiquiátricos o que vai contra três décadas da luta antimanicomial liderada pelo setor de saúde mental do país e ainda está em contraposição às determinações da Lei 10.216/2001 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
A nova portaria ainda amplia os valores pagos para a internação e estimula a criação de novas vagas psiquiátricas em hospitais gerais. O texto também prevê a expansão e o aporte de financiamento público às chamadas comunidades terapêuticas, ligadas à iniciativa privada e, na sua maioria, de cunho religioso.
Zeni Luersen, coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CPR 18-MT, explica que o assunto por si só, já é bastante complexo, e mais ainda neste momento em que ocorre um retrocesso e alterações na política nacional de saúde mental . “É uma luta de décadas para acabar com os manicômios, com a internação compulsória, e termos uma rede de atenção psicossocial que seja possível oferecer um tratamento digno à pessoas em sofrimento psíquico . O CRP tem este papel de contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão e é com um amplo debate que vamos conseguir garantir que os direitos sejam preservados”.
Vale destacar ainda que as duas debatedoras do evento tratam da questão das drogas em suas teses de doutorados. Daniela Bezerra também trabalha na Unidade 3 do CIAPS Adauto Botelho, local de atendimento ao usuário de drogas. Adriana Rangel também atua na coordenação do projeto Psicanálise na Rua, que atende pessoas em situação de rua.
O evento será às 19h no Centro Universitário Várzea Grande (Univag), auditorio 5 bloco D, localizado na Av. Dom Orlando Chaves, n.º 2.655, bairro Cristo Rei.