CRP 18-MT participa de debate acerca da visibilidade de jovens aptos para adoção

CRP 18-MT participa de debate acerca da visibilidade de jovens aptos para adoção

 

No dia 06 de junho, a Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso (FESMP-MT) realizou um debate acerca do tema “Visibilidade das crianças e adolescentes aptos à adoção por meio da tecnologia”, reunindo diversas instituições do estado, como o Conselho Regional de Psicologia (CRP 18-MT), representado pela psicóloga e colaboradora da Comissão de Orientação e Fiscalização COF, Jackeline Mendonça.

A polêmica entorno do assunto se deu após a realização do evento “Adoção na Passarela”, ocorrido em Cuiabá no dia 21 de maio, onde crianças e adolescentes “aptos para a adoção” desfilaram com o intuito de incentivar a adoção tardia.

Jackeline Mendonça esteve presente no desfile e reforçou, durante a reunião na FESMP-MT, que a presença desses jovens em situação de “aptos” não foi adequada devido a forma como foi divulgado e realizado, e afirmou que tal exposição pode gerar sofrimento aos adolescentes.

“O assunto ainda é pouco abordado pela sociedade. A ideia de ouvir outras instituições, como o CRP, traz outros pontos de vista. A realização de campanhas, no sentido de desmistificar algumas concepções acerca da adoção e a romantização das famílias formadas, são importantes e podem ser realizadas, mas sem a presença direta dessas crianças que tiveram o poder familiar destituído”, reforçou a psicóloga.

Na ocasião, houve ainda manifestações de pais por adoção e pretendentes. Atuaram como debatedores: procurador de Justiça Paulo Prado‚ representando o Ministério Público (MP-MT); defensor Márcio Bruno de Lima‚ pela Defensoria Pública (DPMT); advogado José Rodrigues Júnior‚ da Comissão da Infância e Juventude da OAB-MT; e a psicóloga Jackeline Mendonça‚ do Conselho Regional de Psicologia (CRP-MT). Também participaram o secretário-adjunto de Assistência Social‚ Aguinaldo Garrido; a presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-MT) ‚ Andreia Amorim; a procuradora de Justiça aposentada Lília Alves Ferreira e convidados.