CRP 18-MT participa de assembleia nacional do Sistema Conselho

CRP 18-MT participa de assembleia nacional do Sistema Conselho

CRPMT 18

A presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT), Morgana Moura, juntamente com a tesoureira, Karina Moshge, e o conselheiro Gabriel Henrique Figueiredo participam nesta semana da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) em Brasília.

A agenda na capital federal começa nesta quinta-feira (16) com o encontro de presidentes, que reúne as lideranças de todos os conselhos regionais. Sexta, sábado e domingo ocorrem as reuniões da Apaf, evento com caráter deliberativo e do qual saem todas as decisões que influenciam as ações na gestão do Sistema Conselhos de Psicologia.

A Apaf se reúne, ordinariamente, duas vezes por ano. Pode haver reuniões extraordinárias mediante convocação do CFP ou por solicitação de dois terços dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs). A Assembleia é composta por até três representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e por conselheiros de todos CRPs, cujo número de representantes varia de um a três dependendo do número de profissionais inscritos no regional.

As reuniões da Apaf poderão ainda contar com a presença de convidados, que terão direito de voz somente no ponto de pauta para o qual foram convidados e não têm direito a voto.

Entre suas principais atribuições da Apaf, estão: aprovar o regimento interno do CFP e seu próprio regimento; aprovar o orçamento do CFP; apreciar a prestação de contas do CFP; fixar parâmetros para cobrança de anuidades; aprovar o Regimento Eleitoral; deliberar sobre intervenção nos CRPs; acompanhar a execução das deliberações do Congresso Nacional da Psicologia (CNP); deliberar sobre questões de interesse da entidade, da categoria e do Sistema Conselhos nos âmbitos político, administrativo e financeiro; operacionalizar as deliberações do Congresso Nacional da Psicologia (CNP); aprovar o temário, eixos e regulamento do CNP.

A APAF também delibera acerca de ações estratégicas para a Psicologia e para a sociedade, que se constituem em Ações Unificadas. Este caráter unificado orienta ações acordadas em todos os Conselhos Regionais, respeitando as suas singularidades.