CRP 18-MT entrega carteiras profissionais a psicólogas de Cuiabá e Rondonópolis

CRP 18-MT entrega carteiras profissionais a psicólogas de Cuiabá e Rondonópolis

O Conselho Regional de Psicologia (CRP 18 - MT) realizou nesta segunda-feira (09) a solenidade de entrega da carteira profissional, na Sede do Conselho. Entre os psicólogos, 2 profissionais de Rondonópolis também receberam o registro. Com a identidade em mão as psicólogas estão aptas a exercer a profissão legalmente. 
 
Na ocasião, as psicólogas foram apresentadas, por meio de um vídeo, à história e atuação do CRP, bem como do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Os órgãos fazem a mediação entre a sociedade e a psicologia e tem como principal função orientar e fiscalizar os profissionais. 
 
De acordo com a conselheira do CRP, Karina Franco Moshage, o Conselho está sempre aberto aos profissionais que desejam integrar as comissões e, especialmente, em momentos de dúvidas na carreira. 
 
"Nós psicólogos fizemos um juramento para seguir um Código de Ética, por isso é tão importante consultar o CRP diante de dúvidas, para que a qualidade do serviço e atendimento prestado à população seja mantida. O mercado busca constantemente o psicólogo, por isso a grandiosidade da profissão deve ser zelada e mantida por nós. O exercício ilegal da psicologia é crime federal, portanto se faz necessário a orientação e a fiscalização".
 
Raissa Carla Dourado Porto, 23, formou-se há 2 meses na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Rondonópolis e mora atualmente em Cuiabá, onde agora busca por uma oportunidade de emprego. "Sem carteira de identidade profissional não conseguimos fazer nada, até em entrevista de emprego eles exigem como pré-requisito eliminatório. Com a carteira e a cerimônia de apresentação de hoje, sabemos que não estamos desamparados", afirma ela, que já conhecia o Conselho pelo seu professor Alcindo José Rosa, que também é vice-presidente do CRP.
 
Com a carteira profissional em mão, Tayana Rocha Assis, 27, também de Rondonópolis, avalia que o documento é o embasamento e reconhecimento da profissão. "É o resultado de todo o percurso que percorremos para chegar até aqui".
 
Formada na UFMT, campus Cuiabá, Mayara de Arruda e Silva, 23, destaca a importância de ter o Conselho como orientador na atuação da profissão. "É bom saber que temos a quem recorrer quando precisarmos. Já conhecia o CRP da faculdade, pois participei de palestras. O Luiz Guilherme Araújo Gomes (presidente do CRP) ministrou uma delas, sobre o Crepop (Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas - CREPOP). Antes não estava tão informada sobre a atuação do conselho, mas agora estou e pretendo ficar ainda mais".
 
Nesta terça-feira (10) está marcada a entrega da carteira profissional para profissionais em Rondonópolis.
 
Clique aqui para acessar a galeria de fotos.
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação