CRP 18-MT encaminha documento sobre mobilidade urbana ao CREPOP

CRP 18-MT encaminha documento sobre mobilidade urbana ao CREPOP

Mudar o trânsito, melhorar a qualidade de capacitação de motoristas e desenvolver cada vez mais os conceitos de mobilidade urbana. Estes são alguns dos pontos discutidos pelo Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT) durante consulta pública realizada no município de Sinop, no mês de dezembro de 2013. O debate contou com a presença de profissionais da região Norte do Estado e resultou em um parecer que será encaminhado para contribuição ao Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).

De acordo com a conselheira membro da Comissão de Avalição Psicológica do CRP, Maria Cristina Garcia de Rezende, para basear-se na discussão, os profissionais acessaram as normativas do Conselho Federal de Psicologia (CFP) a respeito da atuação de psicólogos na área. Segundo ela, o encontro possibilitou ampliar e fortalecer os pontos que ainda precisam de reformulação.

“É importante que a classe possa discutir sobre sua própria atuação. Afinal de contas, somos nós quem conhecemos as reais necessidades da profissão. Por isso mesmo, podemos nos posicionar melhor diante do tema da avaliação psicológico dentro do âmbito da mobilidade urbana”, afirma Maria Cristina.

A conselheira elenca como prioridades do assunto o foco nas políticas públicas para formação de um trânsito mais coerente nas cidades. Ela destaca a importância dos psicólogos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no momento em que avaliam os futuros motoristas.

“Na avaliação psicológica analisamos o perfil desses motoristas, ou sejam lidamos com diversas personalidades diferentes que estarão nas ruas e avenidas dirigindo veículos. Por conta disso, concordamos que é preciso investir na formação técnica dos psicólogos que atuam na área de trânsito e transporte”, finaliza a conselheira.

Após a discussão, os participantes da consulta pública elaboraram um parecer que será encaminhado ao CREPOP. Nele, eles pontuam o que concordam e discordam das referências técnicas para atuação em políticas públicas de mobilidade urbana, transporte e trânsito.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação