CRP 18-MT debate financiamento dos recursos da saúde mental nas pré-conferências de saúde

CRP 18-MT debate financiamento dos recursos da saúde mental nas pré-conferências de saúde

CRPMT 18

O financiamento dos recursos destinados à saúde mental, melhorias no suporte técnica dado nos atendimentos ambulatoriais e incentivo aos profissionais para participarem das instâncias de controle social são algumas das demandas levadas pelo Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT) nas pré-conferências municipais de saúde que tiveram início neste mês de março.

A conselheira Zeni Luersen e a representante do CRP no Conselho Municipal de Saúde (CMS), a psicóloga Vanessa Furtado, já participaram de algumas destas reuniões e a presidente do conselho, Morgana Moura, estará presente na pré-conferência do dia 30 e aproveita para reforçar a importância da participação das (os) psicólogas (os) nestes eventos. 

“Este é um espaço para debatermos melhorias para o sistema público de saúde e por isso aproveitamos para convidar todas(os) profissionais da Psicologia a participar conosco destes debates que servirão de diretrizes para o município de Cuiabá para os próximos anos”, explica Morgana. 

As conferências são espaços que possibilitam a negociação política dos mais diversos interesses dos grupos envolvidos, de formação de opinião, reivindicação, resistência, mobilização e reflexão em torno das necessidades concretas da população e os limites institucionais, no atendimento e viabilização das demandas apresentadas e possibilitam também, uma avaliação do atendimento das prioridades anteriormente apresentadas. 

A conferência municipal está marcada para os dias 10, 11 e 12 de abril, no Hotel Fazenda Mato Grosso, com o tema central: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento SUS”. “Este é o momento em que é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política municipal da saúde, portanto faz-se necessário a participação de todos neste debate”, reforça.