
CRP-18 MT convida psicólogos a participarem dos conselhos municipais de saúde
Considerando a necessidade de efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS) e de garantia à assistência de qualidade aos usuários do serviço público, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) é uma das entidades que podem participar dos conselhos municipais e estaduais de saúde, que também lutam por esses avanços. Devido à importância dos psicólogos para o sistema de saúde, o Conselho convida a categoria a participar intensamente destas instâncias e deste modo, contribuir com as discussões.
Presidente do CRP18-MT, conselheiro Alcindo José Rosa, diz que para que isso ocorra é importante que os profissionais interessados fiquem atentos aos períodos de eleição para conselheiros ou a eventuais convites para representação que podem surgir nos municípios ou no Estado e solicitar que o Conselho faça a sua indicação.
De acordo com a conselheira e representante do CRP-18MT no Conselho Estadual de Educação, Marisa Helena Alves, a presença da entidade nas discussões pode ser fortalecida com a participação de profissionais nos debates.
“Esta presença se dá em função de serem os conselhos instâncias de controle social, e que para tanto, requerem que as representações sejam atuantes e contribuam efetivamente para a construção do bem comum. Para ampliar a abrangência desta representação e o seu fortalecimento, faz-se necessário que em todos os conselhos municipais de saúde os psicólogos ocupem assentos como representantes do CRP18-MT. Assim, com o respaldo da categoria, que discute sistematicamente os temas relevantes para a saúde, podemos atuar de forma crítica, garantindo o avanço das políticas públicas”.
A participação do CRP18-MT segue a Resolução nº 453, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que recomenda que entidades representativas sejam inseridas nas discussões voltados ao tema.
Interessados em participar nos debates, reuniões e encontros dos conselhos municipais podem enviar nomes e sugestões para o email: contato@crpmt.org.br
Fonte: Pau e Prosa Comunicação