Conselho de Psicologia de Mato Grosso apoia política nacional de saúde mental

Conselho de Psicologia de Mato Grosso apoia política nacional de saúde mental

A poucos dias da audiência da Associação Brasileira de Psiquiatria com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, que poderá fazer indicações com a finalidade de mudar a Política Nacional de Saúde Mental, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP-MT) reitera o apoio à atual política nacional de saúde mental, álcool e outras drogas do Ministério da Saúde, coordenada pelo dr. Roberto Tykanori.

O programa brasileiro tem o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Panamericana de Saúde como referência de reforma do modelo assistencial. Nos últimos tempos, demandas de alguns setores da sociedade ameaçam levar o campo da assistência social a retrocessos.

Os avanços dos últimos anos têm dimensão técnica e humanística, envolvendo a progressiva substituição do modelo manicomial por estratégias comunitárias de cuidado e já se tornaram patrimônio da medicina, da psiquiatria, da saúde pública e de toda a sociedade brasileira.

Precisamos avançar em investimentos nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPs), nas articulações com a Estratégia da Família, nos programas dirigidos aos usuários de álcool e outras drogas e em vários outros pontos. Reconhecemos as falhas que ainda persistem no cotidiano dos usuários e profissionais, sendo preciso ampliar a cobertura e o acesso aos serviços, qualificar o cuidado e avaliar a assistência prestada.

É nesse sentido que defendemos a permanência de Roberto Tykanori na coordenação geral de saúde mental, álcool e outras drogas do Ministério da Saúde e a integral implantação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), componente fundamental do Sistema Único de Saúde do Brasil.

Acesse o manifesto no Avaaz e assine a petição.

Fonte: Fórum Intersetorial de Saúde Mental