Conselheiro Suplente do V Plenário do CRP18-MT assume vaga de efetivo

Conselheiro Suplente do V Plenário do CRP18-MT assume vaga de efetivo

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso  18ª Região (CRP18-MT), informa à categoria que o V Plenário - Atuação PSI: Em defesa das Psicologias de MT foi alterado na 175ª (centésima septuagésima quinta) sessão plenária de 18.09.2023.

A referida alteração se deu devido á renúncia da Conselheira Ana Carolina Silva Oliveira ao mandato como conselheira efetiva, em razão da convocação do concurso público promovido pelo CRP/18ª Região para o exercício do cargo de assessora técnica da comissão de ética.

Ana Carolina Silva Oliveira, declarou em sua carta de solicitação de renúncia, endereçada ao V Plenário: “Aproveito o ensejo para agradecer a oportunidade de ter feito parte, enquanto conselheira, deste coletivo de pessoas que tenho tanto apreço, respeito e admiração. Pela oportunidade de trocas, de aprendizagens e de ensinamentos. Reitero meu compromisso com esta instituição, agora, na qualidade de servidora, primando sempre pela defesa de nossa profissão; por uma psicologia crítica, emancipadora, defensora dos Direitos Humanos; de uma psicologia que se posicione antirracista, anticapacitista, não misógina e não LGBTfóbica. Contem comigo, um abraço no coração de todas/os”.

Na sequência, diante da renúncia da conselheira Ana Carolina Silva Oliveira, o Plenário nomeou o Conselheiro Suplente para assumir a titularidade passando a exercer o cargo de conselheiro efetivo.

O Conselheiro Thiago, expressou o seu contentamento em assumir a titularidade na declaração: “Gostaria de manifestar meu entusiasmo e comprometimento em assumir uma vaga como conselheiro efetivo do CRP18-MT. Aceitei o convite para compor a plenária, principalmente, pela questão da visibilidade, em termo de representatividade dos povos indígenas. Afinal, são 43 povos indígenas existentes no Mato Grosso e somente 5 psicólogos indígenas no estado. Acredito que o espaço do CRP18-MT, além de cumprir com suas atribuições estabelecidas, tem o dever de promover diálogos que atravessam a sociedade como um todo e a causa indígena é uma pauta histórica e atemporal que merece ser abordado em diversos espaços democráticos. E o sistema conselhos tem pautado de forma responsável as questões da luta indígena através de eventos que acontecem ao longo do ano. Assim, penso que estando como conselheiro não represento somente a mim como indivíduo, mas tenho a responsabilidade de representar os 43 povos indígenas do MT”

O CRP18-MT agradece esse período no qual a Psicóloga Ana Carolina integrou o V Plenário, por sua colaboração com a gestão e comprometimento com os trabalhos da autarquia, Coordenando a Comissão de Psicologia e Diversidade de Gênero e Sexual, período que zelou e se dedicou à Psicologia se comprometendo com o voto de confiança nela depositado pela categoria.