
Congresso Nacional de Psicologia define diretrizes para próximo triênio
O 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), realizado entre os dias 30 de maio e 2 de junho, em Brasília (DF), reuniu cerca de 400 psicólogas(os) delegadas(os) de todas as regiões do país. Instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia, o evento debateu e definiu diretrizes para o período de 2020 a 2022, discussões estas permeadas por temas como democracia, diálogo com a categoria e exercício profissional. Na oportunidade também foram anunciadas as chapas que participam da Eleição para a próxima gestão do CFP.
O 10º CNP, que teve como tema “O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”, originou 303 propostas que definirão os rumos da profissão para o próximo triênio. Todas as propostas foram encaminhadas ao pleno pelos nove grupos de trabalho (três por Eixo), baseadas nas proposições advindas dos 23 Congressos Regionais de Psicologia (Coreps). Além da votação das propostas, foram apreciadas 27 moções, que serão divulgadas em breve pelo CFP.
Uma das delegadas de Mato Grosso no 10º CNP, a psicóloga Rosimeire da Silva, de Sinop, disse que o evento foi de grande valia tanto para a Psicologia como para a profissão. Nesse sentido, foi de suma importância a presença das(os) delegadas(os) naquela que é a maior instância deliberativa do sistema, avaliou. Para a profissional, é necessária uma atenção especial em relação a questões como ética e o respeito aos indivíduos e um olhar atento e profundo para a Psicologia.
Para o estudante Maycon Douglas Nunes, de Juína, que também representou Mato Grosso no CNP, as pautas discutidas foram bem pertinentes à realidade e ao contexto atual das(os) profissionais. A organização e decisão das propostas também foram bem organizadas, seguindo regras, sendo possível discutir todas em tempo hábil, analisou.
Este ano, os eixos foram: “Organização democrática e representativa do Sistema Conselhos”; “O diálogo da Psicologia com a sociedade brasileira e suas relações com a democracia e direitos humanos” e “Do Exercício Profissional”.
Definição de chapas
Ao final da plenária, na tarde de domingo (2), a Comissão Eleitoral apresentou as chapas que participam da Eleição para a próxima gestão do CFP, que acontece em agosto deste ano.
Delegadas(os) de Mato Grosso
BETANIA RIGONI DA SILVA – SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS
CELSO CLARINDO DA SILVA – NOVO SANTO ANTONIO
ELIZABETH CRISTINA NOBREGA HODNIUK – SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS
ERIKA APARECIDA DE OLIVEIRA – CUIABÁ
FABIANA TOZI VIEIRA – CUIABÁ
GABRIEL HENRIQUE PEREIRA DE FIGUEIREDO – CUIABÁ
JACKELINE JARDIM MENDONÇA – CUIABÁ
JUNIO DE SOUZA ALVES – SÃO FELIZ DO ARAGUAIA
KARINA FRANCO MOSHAGE – CUIABÁ
MARIA CRISTINA GARCIA DE REZENDE PERRUPATO – SINOP
QUETTI CACIANA SCHULZ NUNES - SINOP
RHEGYSMERE MYRIAN RONDON ALVES – CUIABÁ
ROSIMEIRE DA SILVA – SINOP
TATINE PENARIOL DE ROSATO – CUIABÁ
VANESSA ROSA NOGUEIRA DA SILVA – ALTO BOA VISTA
WESLLEY LEAO DA SILVA – SÃO FELIX DO ARAGUAIA
ZENI LUERSEN – CUIABÁ
Estudantes
MAYCON DOUGLAS NUNES - JUÍNA
NEUZA DA SILVA SANTOS – TANGARÁ DA SERRA