Congresso discute o compromisso social da Psicologia com a participação do CFP

Congresso discute o compromisso social da Psicologia com a participação do CFP

CRPMT 18

O exercício profissional da Psicologia e seu compromisso social com a comunidade são alguns dos temas para discussão no 2º Congresso Mato-grossense de Psicologia e Compromisso Social e o 3º Encontro de Psicologia na Assistência. O evento é gratuito e acontece nos dias 8 e 9 de novembro, no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), com a presença do Conselho Federal de Psicologia (CFP). As inscrições já estão abertas no site do Congresso.

Na organização do evento, o conselheiro do CRP18-MT, George Moraes explica que a escolha pelos temas segue com o alinhamento nacional de promoção e incentivo ao debate de assuntos relacionados à prática profissional e a inclusão de minorias. “É um posicionamento do sistema Conselho envolver estas discussões entre os profissionais e estudantes e também com a sociedade em geral, que é usuária dos serviços públicos de saúde a assistência social. Por este motivo, o evento é aberto a todos e não só aos profissionais”, ressalta.

A conferência de abertura do Congresso, na sexta-feira (8) será feita pela conselheira do CFP, Andrea Esmeraldo Câmara, sob o tema “O Compromisso Social das psicologias brasileiras nos diversos contextos”. No sábado (9), a programação contará com mesas redondas discutindo racismo, direitos humanos, autismo, empreendedorismo e marketing para psicólogos. Em uma delas, a conselheira do CFP Célia Zenaide atuará como facilitadora.

Serão oferecidos ainda minicursos e oficinas sobre emergências psiquiátricas, alimentação e saúde mental, recrutamento estratégico, autoconhecimento e inteligência emocional. Para estas atividades é cobrada uma taxa de inscrição de R$ 50.

O 2º Congresso Mato-grossense de Psicologia e Compromisso Social e o 3º Encontro de Psicologia na Assistência é uma parceria do CRP18-MT, por meio das comissões de Psicologia na Assistência Social e de Psicologia e Questões Étnico-Raciais, com a UNIVAG, além de contar com o apoio da Comissão de Defesa da Igualdade Social da OAB-MT e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR-MT).

“O CRP18-MT têm comissões muito atuantes junto ao Conselho Federal, por isso nosso contato e ligação com os representantes nacionais é mais próximo, facilitando a presença de conselheiros em eventos locais”, acrescenta George Moraes, do CRP18-MT.

Os inscritos no Congresso receberão certificado de 20 horas conforme a participação nas atividades previstas. A expectativa é de que cerca de 1,2 mil pessoas estejam presentes no evento.