
Congresso de Psicologia do Cerrado discute a formação dos psicólogos
Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), estão em funcionamento em Mato Grosso 15 cursos de psicologia em 13 universidades (entre públicas e particulares), distribuídos em 10 municípios. Parte dos estudantes e professores dessas instituições irá participar em julho do 3º Congresso de Psicologia do Cerrado (Conpcer) que discutirá, entre outros temas, a questão da formação e do currículo dos cursos de Psicologia.
Como a formação dos psicólogos interfere na atuação profissional? Essa pergunta será debatida já no primeiro dia do Conpcer, que trará para Mato Grosso especialistas em diversas áreas de estudo e de diferentes partes do país.
Quem coordena a mesa de abertura do evento, é o professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Nivaldo Alexandre de Freitas, que reconhece o déficit na atual formação dos profissionais, o que pode ser melhorado através de um currículo que vá além da parte técnica.
“Existe uma diferença entre o que o aluno aprende na teoria e os problemas que encontra na prática. Uma formação mais humanística, que possibilite reflexões a partir de matérias como filosofia e sociologia ao longo do curso, e não só no começo, quando o aluno não está totalmente preparado, faz muita diferença para que o profissional possa entender na totalidade e abrangência os problemas que enfrentará no cotidiano”, explica Nivaldo.
3º Congresso de Psicologia do Cerrado
O 3º Conpcer será realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) entre os dias 06 e 09 de julho, no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). As inscrições podem ser feitas AQUI.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação.