Confirmada a programação do VII Seminário Nacional de Direitos Humanos

O VII Seminário Nacional de Direitos Humanos – Drogas: Direitos Humanos e Laço Social, já tem programação confirmada. Durante os dias 17 e 18 de novembro em Brasília, a sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP) irá receber profissionais das diversas áreas que o tema “drogas” se dissemina.
Para Pedro Paulo Bicalho, coordenador da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP, as discussões pretendem trazer novos argumentos. “Esperamos que a comunidade perceba que o seminário é fundamental para a própria profissão. A Psicologia precisa se inserir e pautar as discussões a partir de perspectivas que a tornem mais política, fazendo com que emerjam discursos que transversalizem a sua prática”, explica.
Na manhã da quinta-feira (17), estão confirmados o presidente do CFP Humberto Verona, que fará a abertura do seminário, e Pedro Paulo Bicalho, que fará o lançamento da Campanha Nacional das Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia. Além deles, a ex-Juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Maria Lúcia Karan, ficará a frente da conferência “Direitos Humanos, laço social e drogas: Por uma política solidária com o sofrimento humano”.
Já no período da tarde, serão apresentadas duas mesas de discussão. Para a primeira, com o tema “Política atual de álcool e outras drogas e perspectivas”, está confirmado o professor da UFSP Dartiu Xavier, a psicóloga especialista em saúde mental Rosemeire Aparecida da Silva, e Fernanda Otoni, membro da Associação Mundial de Psicanálise e Escola Brasileira de Psicanálise. Para a segunda mesa, com o tema “População de rua e consumo de drogas: vulnerabilidades associadas”, está confirmado o psicólogo Marcus Vinícius de Oliveira, doutor em Saúde Coletiva, o padre Julio Lancellotti, monsenhor e pároco da Igreja São Miguel Arcanjo de SP. Além deles, Samuel Rodrigues, membro do comitê intersetorial de acompanhamento e monitoramento da política nacional para a população de rua, além da Secretária Nacional de Defesa dos Direitos Humanos, senhora Maria Ivonete Tamboril, também farão parte da composição.
Na parte da manhã da sexta-feira (18), o evento receberá a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. Ela estará à frente da mesa de discussão “Infância, adolescência e droga - penais e sociais”. Junto com a ministra, também estarão presentes a senhora Cristiane Barreto, psicanalista da Seção Brasileira da Escola de Psicanálise, além da doutora em Educação Esther Arantes, coordenadora do Programa de Extensão Cidadania e Direitos Humanos da UERJ. Na parte da tarde, Gilberta Acselrad, Coordenadora do Núcleo de Estudos Drogas Aids e Direitos Humanos, Domiciano Siqueira, fundador da Associação Brasileira de Redução de Danos, e o senhor Virgilio de Mattos do Grupo de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade, ficarão à frente da segunda mesa de discussão, que trará o tema “Criminalização: efeitos jurídicos, penais e sociais”.
“O modo como álcool e outras drogas são discutidas no Brasil não são eficazes. O discurso não evolui. Ele é vinculado a uma concepção de acolhimento e cuidado, baseado em práticas autoritárias que torna o assunto indiscutível. Por isso será lançada a Campanha Nacional das Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia: “Em nome da proteção e do cuidado, que formas de sofrimento e exclusão temos produzido?” junto da discussão da inspeção nacional em locais de internação para usuários de drogas dos Conselhos de Psicologia realizada em setembro de 2011, cujo relatório será publicado em breve”, ressalta Pedro Paulo.
O evento, organizado pela Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP (CNDH), irá lançar a nova campanha das Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia - “Em nome da proteção e do cuidado, que formas de sofrimento e exclusão temos produzido?”
Além disso, o Seminário tem como objetivo discutir: a relação entre as drogas e os direitos humanos a favor de uma política solidária com o sofrimento humano; a política atual de álcool e outras drogas e as perspectivas futuras; as vulnerabilidades associadas ao consumo de drogas pela população de rua; a relação da droga entre crianças e adolescentes; e a criminalização das drogas e seus efeitos jurídicos, penais e sociais.
As inscrições para o evento são gratuitas e  abertas  a profissionais e estudantes interessados.
 
Serviço
Evento: VII Seminário Nacional Psicologia e Direitos Humanos – Drogas: Direitos Humanos e Laço Social
Data: 17 e 18 de novembro
Local: Conselho Federal de Psicologia – SAF SUL (Setor de Administração Federal Sul), Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, Térreo. Brasília – DF.
 

Fonte: Psicologiaonline