Comissão de Educação do CRP18-MT promove live sobre desafios da área durante o coronavírus

Comissão de Educação do CRP18-MT promove live sobre desafios da área durante o coronavírus

CRPMT 18

 

A educação em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) é o tema de um bate papo online disponibilizado pela Comissão de Educação do CRP18-MT em seu canal no Youtube. O debate foi promovido pelo Grupo de Trabalho sobre Educação à Distância da Comissão. Entre os temas discutidos estão questões relacionadas aos processos educacionais de crianças e jovens, dificuldades de professores e acesso às tecnologias para o ensino à distância.

No contexto da educação infantil, uma das debatedoras, a psicóloga e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Daniela Freire, destacou a importância do diálogo com as crianças. Segundo ela, é fundamental que os/as adultos/as redobrem esforços para potencializar a capacidade das crianças em comunicarem suas ideias, desejos e sentimentos que também influencia e é influenciada pelo meio social em que vivem"

“Notamos que em diversos contextos, a criança não é escutada, quando na realidade ela também é um ator social que pode elaborar seus próprios conteúdos. É necessário que haja diálogo com elas e que, além disso, seja um diálogo com qualidade”, destaca a psicóloga.

Também debatedora da live “Reflexões da Psicologia para a Educação em tempos de Covid-19”, a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis, Molise Magnabosco, abordou as dificuldades do teletrabalho para profissionais da educação e também alunos, além de salientar a questão das pessoas com deficiência, que enfrentam ainda mais dificuldades neste período.

“Não se pode desconsiderar o conjunto de características formado pelo gênero, raça, classe social, entre outros, que influenciam na situação de opressão ou privilégio de cada um. E isto no contexto da educação é muito importante. Temos professoras que estão trabalhando em casa, cuidando dos filhos, planejando aulas, tendo que se adaptar a tecnologia, entre outras coisas que a deixam sobrecarregadas”, complementa Molise.

Em relação ao uso de tecnologias, o professor e líder do Grupo de Pesquisa sobre Ações Afirmativas e Temas da Educação Básica e Superior, Paulo Alberto, destacou o aprofundamento da exclusão social causada pelas dificuldades de acesso à internet, principalmente, pelas populações negras e periféricas. Para ele, o cenário da pandemia e o decorrente isolamento social provocado pela doença, têm afastado ainda mais negros e pobres de diversos eixos sociais.

Outro ponto abordado no debate foi o adiantamento ou realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste ano. De acordo com a mediadora e membro da Comissão de Educação do CRP18-MT, a psicóloga Vanessa Furtado, a alternativa de ENEM eletrônico é preocupante do ponto de vista educacional.

“Infelizmente, no campo da educação, a adesão às relações mercadológicas é muito mais fácil. É preciso repensar essa extensão da educação à distância, como o ENEM eletrônico, por exemplo, do ponto de vista do processo ensino aprendizagem”, disse.

O bate papo completo promovido pelo Conselho Regional de Psicologia está disponível no canal da entidade no Youtube. Para conferir, clique AQUI.