CFP participa da criação do Movimento Nacional de Defesa da Saúde Pública
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou, nesta segunda-feira (17/4), do ato de lançamento oficial do Movimento Nacional de Defesa da Saúde Pública. O ato aconteceu na sede da Ordem Geral dos Advogados (OAB), em Brasília, e reuniu diversas entidades representativas da sociedade brasileira.
Segundo a conselheira do CFP Maria Ermínia Celiberti, é importante o engajamento dos diversos setores representativos da sociedade na defesa da saúde pública. “Este é um projeto de iniciativa popular que visa mostrar aos legisladores a posição da sociedade em relação à saúde pública”, destaca a conselheira. O Diretor de Comunicação da Federação nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira dos Santos, demonstrou satisfação ao presenciar o que, para ele, foi uma reunião histórica. “É valoroso ver tantos setores da sociedade lutando por um mesmo ideal, um SUS universal e de qualidade”, comemora.
A presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Ana Maria Costa, afirma que o movimento não se contenta somente em garantir 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a saúde. “É importante lembrar que nosso ideal é maior do que somente os 10%. Queremos discutir a saúde que temos e a saúde que nós queremos. “Iremos nos engajar para colher o máximo de assinaturas possíveis”, garante.
Já o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, lembrou que a diversidade de profissões atuando é característica do movimento. “Estamos ligados a saúde sim, pois existem os engenheiros sanitaristas, os que cuidam de alimentos, da estrutura hospitalar. Sabemos dessa ligação e quero colocar a categoria a disposição e fazer nossa parte. A luta é da sociedade e não de um segmento”, afirma.
Saiba mais sobre a iniciativa
Confira aqui a análise da conjuntura do Financiamento Público Federal de Saúde no Brasil.
Confira aqui o histórico da Emenda 29
Os Números da Saúde e de seu financiamento no Brasil estão disponíveis aqui
A proposta de projeto de lei complementar pode ser visualizada aqui
Acesse o Manifesto do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública e o Formulário de Assinaturas no site do movimento: www.saudemaisdez.org.br
Fonte: Psicologia Online