CFP lança OrientaPsi, ponto de encontro dos psicólogos no Brasil

CFP lança OrientaPsi, ponto de encontro dos psicólogos no Brasil

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) disponibiliza uma plataforma de comunicação na Internet para aperfeiçoar o diálogo com a categoria e facilitar o acesso a informações necessárias para o exercício profissional. É o OrientaPsi, maior portal interativo da Psicologia brasileira, plataforma que contará com pesquisas, buscas estatísticas, rede social, grupos de discussão, cursos online, dentre outras funcionalidades. Nesta primeira fase o projeto pode ser acessado por psicólogos (as) que estão cadastrados no Sistema Conselhos.

“É fundamental que o CFP trabalhe conhecendo a realidade diária do trabalho dos psicólogos em todo o Brasil. As pesquisas online, fóruns e consultas públicas, por exemplo, possibilitarão nos aproximar das condições e relações de trabalho no que diz respeito às referências técnicas utilizadas, ambientes de trabalho, relações com os gestores e chefias, condições salariais, enfim, todos os processos que envolvem o mundo do trabalho”, explica Rogério Oliveira, conselheiro vice-presidente do CFP e responsável pela área de Comunicação do conselho.

Oliveira destaca o caráter agregador de debates da plataforma, que, segundo ele, possibilitará a articulação e a aproximação de conversas sobre os rumos da profissão. “Esta ferramenta, que se coloca como a principal entre as iniciativas de comunicação do projeto ético-político desta gestão, nasce a partir de uma constatação do Conselho acerca da necessidade de estimular a categoria ao diálogo sobre os modos de trabalho”, explica Rogério Oliveira.

A plataforma trará, ainda, novidades como uma moeda virtual que possibilitará a troca de conhecimentos e informações entre seus usuários. A moeda “Psi” poderá ser cambiada pelos (as) psicólogos (as) na aquisição de publicações, entradas para eventos e cursos online, por exemplo. O profissional irá adquirir as moedas Psi de acordo com o seu grau de uso e participação no OrientaPsi.

Rede social - O OrientaPsi contará com uma rede social para os profissionais da Psicologia.  O usuário terá um perfil próprio, onde poderá gerenciar sua participação em grupos de discussão e mensagens internas. Ele poderá, ainda, visualizar os laços e ações de conhecidos e de pessoas a quem segue.

Os grupos de discussão terão um papel especial na articulação e debate das propostas dos (as) psicólogos (as) sobre o presente e o futuro da profissão. Os grupos serão divididos em grandes áreas de debates – como, por exemplo, SUS, SUAS, Saúde Mental, Tabela de Honorários, Avaliação Psicológica, Recursos Humanos, Trânsito e Mobilidade.

A ferramenta contará com uma área de apoio profissional e de pesquisa aos psicólogos (as) cadastrados. O espaço disponibilizará documentos de referência da Psicologia, tais como resoluções, orientações técnicas, manuais, artigos e vídeos.  Também estarão disponíveis informações como Tabela de Honorários, casos de Testes Psicológicos e novidades acerca das comissões e grupos de trabalho do CFP. Neste ambiente as dúvidas acerca da atuação da autarquia, bem como de seus projetos junto à categoria e à sociedade poderão ser sanadas por meio de um serviço atendimento ao profissional.

Consulta Pública - Por meio da área Consulta Pública, o CFP pretende aprimorar a escuta aos psicólogos (as) para pautar a sua atuação política. “As consultas conferirão mais transparência aos processos e aumentarão a participação direta dos profissionais cadastrados no Sistema Conselhos”, observa Rogério Oliveira.

Cursos - Por meio de metodologia e-learning, o CFP e parceiros oferecerão cursos diversificados de Psicologia com módulos multimídia. Nos cursos, os (as) profissionais psicólogos (as) poderão interagir com outros colegas que estão cursando o mesmo módulo ou a mesma aula, por exemplo, e trocar informações.  Eles poderão, ainda, interagir e tirar dúvidas com os professores.

 

Fonte: Com informações do CFP