CFP lança edição especial da Revista PCP sobre Formação e Internacionalização da Psicologia
Fascículo lançado no XI Congresso da ALFEPSI aborda contextos da América Latina, Caribe e países de língua portuguesa e defende uma internacionalização sensível às realidades locais
Quais são os desafios enfrentados por instituições e pesquisadoras(es) do Sul Global no processo de internacionalização? Como internacionalizar a Psicologia sem abrir mão da sensibilidade e do respeito às singularidades socioculturais? Essas questões orientam a edição especial da Revista Psicologia: Ciência e Profissão (PCP), publicação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), lançada durante o XI Congresso da Associação Latinoamericana para a Formação e o Ensino da Psicologia (ALFEPSI). Já disponível em formato eletrônico na plataforma SciELO, o fascículo reúne análises e experiências que iluminam as condições da formação e do exercício profissional na América Latina, no Caribe e em países de língua portuguesa.
De acordo com Neuza Guareschi, conselheira-tesoureira do CFP e editora da PCP, a concepção do número especial está alinhada às ações estratégicas do XIX Plenário do CFP, sobretudo ao movimento de internacionalização da Psicologia brasileira e às suas incidências sobre a formação profissional. Em encontros do CFP com colégios de psicólogas(os) de diferentes países latino-americanos, ficaram evidenciados obstáculos comuns à região, envolvendo desde diretrizes formativas até condições de trabalho.
“Assim como no Brasil, outras nações também têm enfrentado diferentes circunstâncias que preocupam a formação. Então, o que a gente pensou foi esse número especial da Revista Psicologia: Ciência e Profissão sobre formação e internacionalização. Esse número tem início com uma entrevista concedida pelo presidente da IUPSIM, o psicólogo German Gutierrez, e depois a gente passa a debater e refletir sobre a formação na América Latina”, relata Guareschi.
O fascículo abrange, ainda, práticas profissionais, estágio, avaliação psicológica e Neuropsicologia, com ênfase nas implicações éticas e técnicas da formação em contextos marcados por desigualdades históricas. Entre os temas transversais, destacam-se a defesa da formação presencial e a análise dos desafios associados à inteligência artificial, pauta crescente na educação superior e na prática psicológica.
Sobre a Revista PCP
Criada pela Resolução CFP nº 26/1979, a Revista Psicologia: Ciência e Profissão é reconhecida pela excelência científica, com classificação A2 no Qualis/Capes. Sua missão é contribuir para a formação profissional das(os) psicólogas(os) no Brasil e difundir o conhecimento produzido por pesquisadoras(es) e profissionais da área, fortalecendo o compromisso ético, técnico e social da Psicologia.