CFP integra Câmara Temática de Saúde para o Trânsito e fortalece compromisso da Psicologia com a mobilidade humana

CFP integra Câmara Temática de Saúde para o Trânsito e fortalece compromisso da Psicologia com a mobilidade humana

CRPMT 18

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) assumiu, no dia 27 de agosto, assento na nova composição da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST) do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), para o biênio 2025-2027. A cerimônia ocorreu no auditório do Ministério dos Transportes, em Brasília/DF, durante a Reunião Inaugural das Câmaras Temáticas.

A representação da Psicologia nesse espaço reforça o compromisso da categoria com a promoção da segurança viária, da mobilidade urbana e da construção de políticas públicas integradas. A conselheira do CFP e especialista em Psicologia do Tráfego, Juliana Guimarães, ressaltou que o olhar da Psicologia é essencial para compreender o comportamento humano no trânsito.

“A Psicologia contribui trazendo uma conscientização tanto para a sociedade quanto para os órgãos públicos, de modo que possamos construir políticas que compreendam o sujeito em sua totalidade. Nosso objetivo é colaborar para a melhoria do comportamento humano nesse espaço, promovendo bem-estar, qualidade de vida, inclusão e acessibilidade na mobilidade”, destacou.

O CFP tem histórico de participação ativa nas câmaras temáticas do CONTRAN, como a de Saúde no Trânsito, de Educação e Saúde e na Câmara de Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (CTPNAT). Essa atuação tem resultado em importantes avanços para a categoria e para a sociedade, uma vez que muitas resoluções que impactam a prática profissional da Psicologia no trânsito são debatidas nesses espaços.

Juliana Guimarães também lembrou que o trabalho conjunto com entidades como a Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT) e o Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) fortalece a interlocução da Psicologia com diferentes órgãos e contribui para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes.

Para o novo ciclo da CTST, o psicólogo Renan Soares Júnior, doutor em Psicologia da Saúde, atuará como suplente do CFP.

Ao reafirmar sua presença na Câmara Temática de Saúde para o Trânsito, a Psicologia brasileira cumpre o compromisso ético de atuar em defesa da vida, da dignidade humana e da qualidade de vida das pessoas e coletividades, contribuindo para um trânsito mais seguro, inclusivo e humano.