CFP envia ao Senado subsídios para embasar projetos pelo fim de cursos EaD na área da Saúde

CFP envia ao Senado subsídios para embasar projetos pelo fim de cursos EaD na área da Saúde

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) enviou à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado um conjunto de documentos para embasar as(os) senadoras(es) a votarem pelo fim do Ensino a Distância (EaD) para cursos da área da saúde, incluindo a Psicologia.

O material tem como objetivo subsidiar a análise dos parlamentares quanto à Sugestão Legislativa 21/2019, que propõe encerrar esta modalidade de cursos de graduação. Caso seja aprovada pela comissão, a Sugestão será transformada em Projeto de Lei do Senado e passa a tramitar na Casa.

Dentre os conteúdos elaborados pelo CFP está um parecer produzido pela área técnica da Autarquia e uma nota pública assinada em conjunto com o Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde, a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep) e a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi).

Nos documentos, o Conselho Federal de Psicologia alerta que o Ensino a Distância nos cursos da saúde representa um grave retrocesso, com precarização da qualidade da formação e, consequentemente, da assistência ofertada à população.

“Seria muitíssimo salutar uma lei aprovada pelo Congresso Nacional para impedir a célere fragilização da formação profissional nas áreas da saúde, que atende apenas aos interesses mercadológicos, e não ao contínuo pleito de qualidade de estudantes e professores. Isto posto, entendemos que os cursos de graduação em Psicologia serão prejudicados em aspectos essenciais se fossem na modalidade EaD”, pontua o CFP no documento entregue.

Psicologia se faz com presença
Em maio, o Conselho Federal de Psicologia, a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e a Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI) – em conjunto com dezenas de entidades nacionais representativas desta ciência e profissão, incluindo todos os Conselhos Regionais de Psicologia no país – reforçaram em nota pública a condição essencial da presencialidade nos cursos de graduação em Psicologia para a formação ética e técnica das(os) profissionais.

A iniciativa é uma resposta à Portaria MEC nº 668/2022, recentemente alterada pela Portaria MEC nº 398/2023, que institui Grupo de Trabalho para apresentar subsídios com vistas à regulamentação de oferta de vários cursos de graduação à distância – entre eles, o de Psicologia.

No posicionamento as entidades destacam que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Psicologia foram elaboradas em um processo amplo, democrático e participativo, sendo aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e debatidas com o Conselho Nacional de Educação, que também aprovou, em dezembro de 2019, tais diretrizes.

As entidades da Psicologia ressaltam que o desenvolvimento de habilidades, valores, atitudes e de inúmeras competências complexas, dentro de uma diversidade de orientações teórico-metodológicas, de práticas e de contextos de inserção profissional, extrapola a dimensão cognitiva e envolve experiências imprescindíveis a uma profissão de caráter intrinsecamente relacional.

Audiência pública
Em junho, a oferta de cursos de graduação na área da saúde na modalidade EaD foi tema de diálogo em audiência pública realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou do debate representado pelo conselheiro Jefferson Bernardes – que reforçou a importância da presencialidade no ensino da Psicologia.

O conselheiro federal destacou dados dos estudos que indicam que a EaD não representa a democratização no acesso da oferta de ensino, pois impede a aprendizagem presencial de determinados corpos que não “podem ser vistos”, além de impedir a convivência participativa na diversidade e de homogeneizar as vivências – empobrecendo a experiência formativa, principalmente da juventude. “Regra básica da Pedagogia: só se aprende na diferença, por meio da criação de vínculos e de laços sociais”, reforçou.

Confira neste link a Nota Pública que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o Conselho Federal de Psicologia, o Conselho Federal de Odontologia e o Conselho Federal de Enfermagem publicaram: link da nota pública

Confira aqui a mobilização em defesa da presencialidade:

Link 1: https://site.cfp.org.br/entidades-da-psicologia-reafirmam-defesa-da-presencialidade-em-cursos-de-graduacao/

Link 2: https://site.cfp.org.br/cfp-e-entidades-repudiam-portaria-mec-que-autorizava-curso-ead-de-psicologia-normativa-foi-tornada-sem-efeit/

Link 3: https://site.cfp.org.br/psicologia-se-aprende-com-presenca-sistema-conselhos-se-mobiliza-contra-ensino-a-distancia/

 

Link 4: https://site.cfp.org.br/publicacao/praticas-e-estagios-remotos-em-psicologia-no-contexto-da-pandemia-da-covid-19-recomendacoes/