CFP debate práticas integrativas e complementares

O seminário “Práticas Integrativas e Complementares e Racionalidades Profissionais”, que acontece no dia 20 de setembro, será transmitido online pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do site www.pol.org.br. O objetivo do evento é ampliar o debate e dialogar com a categoria dos psicólogos, a academia e a sociedade sobre a realidade, os desafios e as perspectivas das práticas integrativas e complementares, aprofundando os referenciais da área.

A realização do seminário tem como ponto de partida o paradigma da Organização Mundial da Saúde (OMS) que diz respeito à aproximação da ciência com a tradição. Ele foi consolidado em uma política pública de saúde no Brasil e implementado pela portaria 971/2006, que aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na programação do encontro estão confirmadas uma conferência e três mesas de debates. Confira a programação:

 

9h - Conferência: A Psicologia e as racionalidades orientadoras da prática profissional

Madel Therezinha Luz, professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

 

10h - Mesa: A epistemologia e a racionalidade das práticas integrativas

Daniel Luz, coordenador da equipe de medicina tradicional chinesa no Projeto Racionalidades Médicas do Instituto de Medicina Social da UERJ

 

14h - Mesa: Psicologia e as práticas integrativas e complementares

Luiz Eduardo Valiengo Berni, doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e Delvo Ferraz, presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia e Acupuntura (Sobrapa)

 

16h - Mesa: As práticas integrativas e complementares no SUS: Relação entre educação popular em saúde e as profissões regulamentadas

Osvaldo Peralta Bonetti, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e José Marmo da Silva, odontólogo, coordenador do projeto Ato Iré e membro da Rede Nacional de Religiões Afrobrasileiras e Saúde.

 

 

Fonte: Pau e Prosa com informações CFP