
CFP abre consulta pública para elaboração de referência técnica sobre atuação profissional nos espaços de controle social
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) iniciou, nesta segunda-feira (11/8), consulta pública para que psicólogas e psicólogos de todo o país contribuam na construção da futura Referência Técnica para Atuação Profissional nos Espaços de Controle Social das Políticas Públicas. A participação estará aberta até 14 de setembro de 2025.
A elaboração do documento está sendo conduzida no âmbito do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) e tem como objetivo consolidar diretrizes e orientações para a prática profissional nesses espaços. A minuta apresentada ressalta o papel estratégico da Psicologia na promoção de representatividade, participação social e atuação crítica, dialogando com os desafios contemporâneos do controle social.
Segundo o conselheiro federal Roberto Chateaubriand Domingues, coordenador da redação da minuta, o processo busca fortalecer o caráter democrático e participativo da construção do documento. “Esta é uma das etapas que antecedem o lançamento da referência técnica e tem como objetivo escutar a categoria para aprimorar o texto, tornando-o mais representativo das diversas realidades de atuação profissional”, afirmou.
Além de Domingues, a equipe responsável pela minuta conta com a colaboração de Alessandra dos Santos Pereira, Cristiane Bens Pegoraro, Josimar Corvalã dos Santos, Luanda do Carmo Queiroga, Mailson Santos Pereira, Natani Evlin Lima Dias e Valber Luiz Farias Sampaio, especialistas no tema.
Como participar
Para enviar contribuições, a(o) profissional deve:
Encerrada a consulta pública, todas as contribuições serão analisadas pela comissão de especialistas, que elaborará a versão final do documento para publicação.
A iniciativa reforça os princípios fundamentais previstos no Código de Ética Profissional da Psicologia, especialmente o compromisso com a responsabilidade social, a participação democrática e a promoção dos direitos humanos.