Carteiras profissionais são entregues a novos psicólogos

Cerca de 50 pessoas prestigiaram a solenidade de entrega das Carteiras de Identidade Profissional (CIP) provisória realizada, ontem (15), pelo Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP18/MT), no Espaço Plaenge.
Mesmo residindo em Poconé, município localizado a 104 km de Cuiabá, a psicóloga Regiane Dudek, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), fez questão de estar presente na solenidade. “Agora entro numa nova fase da minha vida de mais responsabilidades, mas também de reconhecimento. Sinto como um renascimento e só tenho a agradecer a todos que fizeram parte dessa jornada”, enalteceu.
O novo momento de responsabilidades também foi compartilhado pelo psicólogo Roberth Wiillyan Araújo, graduado pela Universidade de Cuiabá (Unic). “Como seres humanos estamos em constante transformação e, após cinco anos, me sinto habilitado em continuar essa evolução, agora como profissional e vinculado às ações do Conselho e disposto à integração com os colegas”.
Além dos psicólogos, familiares fizeram questão de participar da entrega. O advogado Moacir Freitas Júnior não conteve o orgulho da esposa, Simone Oliveira Gonçalves, que também estava acompanhada dos três filhos. “É realmente uma grande conquista. Estamos muito satisfeitos e orgulhosos e temos a certeza de que a sociedade vai ganhar muito com essa nova profissional no mercado”, afirmou Moacir. “Esse é um momento muito importante, especialmente porque, até chegar aqui, ocorreram muitos tropeços. Estou realmente muito feliz”, emocionou-se a psicóloga graduada pela Universidade de Cuiabá (Unic).
A presidente do CRP 18/MT, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, aproveitou a oportunidade para desejar sucesso à carreira dos novos profissionais, lembrando que a sociedade vem reconhecendo o papel do profissional da Psicologia, empenhado cada dia mais nos movimentos ligados aos Direitos Humanos e partícipe das discussões envolvendo políticas públicas. “Estamos comemorando, em 2012, os 50 anos da Psicologia no Brasil e não há como deixar de registrar os avanços garantidos aos profissionais dessa área que, a cada dia, exercem a profissão com dignidade, ética e respeito ao próximo, além de fomentar discussões e ideias que contribuem para uma sociedade mais harmônica”, disse.
Já o conselheiro Jair José Schuh, que é presidente da Comissão de Ética, lembrou que a CIP habilita os psicólogos ao exercício profissional e, com isso, para a construção de uma carreira que deve ser baseada na ética. “Agora, mais do que nunca, as relações serão feitas com as pessoas, com os clientes, com os colegas e elas devem ocorrer amparadas nos princípios éticos”, analisou.
Para a conselheira presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização, Mirvana Spinola Barbosa, fazer a entrega em um evento solene demonstra o reconhecimento que o Conselho possui junto aos profissionais. “Entendemos que é um momento sublime e essa conquista deve ser reconhecida após cinco anos de batalha”, disse.
Na solenidade, um vídeo institucional foi apresentado aos novos psicólogos, levando esclarecimentos sobre o exercício da profissão, a função das entidades de classe e a existência de núcleos de pesquisa. Em seguida, os presentes ainda foram contemplados com o coffee break.
Solidariedade - Os participantes ainda doaram um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será doada pelo Conselho à Casa Transitória de Cuiabá.
 
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação