Carta de Belo Horizonte: Um Marco para o Sistema Conselhos de Psicologia

Carta de Belo Horizonte: Um Marco para o Sistema Conselhos de Psicologia

Psicologia e Migração: Participação no 1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração

A Conselheira Maria Aparecida de Amorim Fernandes e a Assessora Técnica do Crepop/MT, Jackeline Jardim Mendonça, representaram o CRP18-MT no congresso, que reuniu psicólogas e psicólogos de todo o Brasil para discutir a acolhida e os direitos das pessoas migrantes. Maria Aparecida destacou a importância do evento: “Este congresso nos permitiu entender melhor as complexidades da experiência migratória e nos forneceu ferramentas valiosas para melhorar nossas intervenções nas políticas públicas”​​.

O congresso abordou temas cruciais, incluindo migração, refúgio e apatridia, e contou com grupos de trabalho focados em acesso à educação, assistência social e saúde, trabalho e migração, entre outros. Jackeline Jardim Mendonça ressaltou a oportunidade de trocar experiências e aprender com colegas de outras regiões, destacando as discussões sobre a psicologia social e crítica em relação ao genocídio do povo palestino e à diáspora africana​​.

Carta de Belo Horizonte: Um Marco para o Sistema Conselhos de Psicologia

No dia 19 de junho de 2024, durante o 1º Encontro do Sistema Conselhos de Psicologia sobre Migrações, Refúgio e Apatridia, foi assinada a Carta de Belo Horizonte. Este documento reafirma o compromisso do Sistema Conselhos de Psicologia com os direitos humanos e a dignidade de todas as pessoas, independentemente de sua nacionalidade, origem ou status migratório​​.

A Carta de Belo Horizonte destaca a necessidade de políticas públicas que assegurem a equidade no acesso de migrantes, refugiados e apátridas a serviços de seguridade social, com práticas psicológicas que respeitem as especificidades culturais e contextuais dessas pessoas. O documento também insta os governos a promover e garantir todos os direitos para essas populações, enfatizando a importância da realização da II Conferência Nacional de Migrações (II Comigrar) ainda este ano​​.

Para acessar a íntegra da Carta de Belo Horizonte, acesse o seguinte link: https://drive.google.com/file/d/1LxpaQOoeiU02tS85ldEKgUqIg2XZ1gIb/view

A participação do CRP18-MT nesses eventos reforça o compromisso da psicologia com uma sociedade mais justa e inclusiva, onde os direitos dos migrantes são respeitados e promovidos. A assinatura da Carta de Belo Horizonte coloca o CRP no protagonismo das ações a serem implementadas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, promovendo a inclusão, a solidariedade e o combate à discriminação​​​​.Carta de Belo Horizonte: Um Marco para o Sistema Conselhos de Psicologia

O CRP18-MT segue empenhado em discutir e implementar práticas que garantam o acolhimento e a dignidade das pessoas em situação de migração, reafirmando seu papel fundamental na construção de uma sociedade sem fronteiras.