Audiência Pública Sobre Inserção de profissionais da Psicologia e do Serviço Social na Educação Básica em Mato Grosso
Na última segunda-feira (13), aconteceu a audiência pública que discutiu sobre a Inserção de Profissionais da Psicologia e do Serviço Social na Educação Básica de Mato Grosso.
O evento foi uma mobilização do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) em conjunto com o Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 20ª Região
A audiência foi realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e estiveram presentes o autor da iniciativa Sr. Deputado Valdir Barranco, a Deputada Janaina Riva (presidente da Casa em exercício) e o Deputado Ludio Cabral. Procuradores de justiça, conselheiras e conselheiros do CRP18-MT e CRESSMT, docentes da UFMT, da UNEMAT, profissionais da educação básica e representantes de grêmios estudantis também estiveram presentes no evento em questão.
O deputado Valdir Barranco (PT) afirmou que falta conhecimento dos chefes dos executivos (estadual e municipais) de todo o estado. Segundo o parlamentar, os professores, na atualidade, são os responsáveis por fazerem o acompanhamento psicológico e de assistência social dos alunos dentro das escolas.
“A escola é o raio X da sociedade. Se a unidade escolar tiver esses profissionais em seu quadro de servidores, será mais fácil fazer um diagnóstico da sociedade e, com isso, de procurar junto ao psicólogo, a família para que sejam cadastrados em programas sociais do governo e outros tipos de atenção que sejam necessários”, disse Barranco.
Foram feitos encaminhamentos de alterações na redação da PL 973/2023, bem como o compromisso do MP MT enviar uma recomendação para o presidente da ALMT para aprovação integral da Lei ainda no ano de 2023.
O presidente do CRP18-MT João Henrique Magri Arantes confessa que está confiante que Mato Grosso tem condições de assumir posição de vanguarda na continuidade dessa luta.
“A regulamentação estadual da lei federal garantirá, conforme o espírito da lei, o avanço e a consolidação desse processo de termos esses profissionais em cada uma das unidades escolares em Mato Grosso, considerando a rede estadual e as redes municipais, sem esquecer também a importância das unidades escolares do terceiro setor e da rede privada”, disse João Henrique.