Após fiscalização do CRP18-MT, Prefeitura de Várzea Grande contrata profissional de Psicologia

Após fiscalização do CRP18-MT, Prefeitura de Várzea Grande contrata profissional de Psicologia

CRPMT 18

 

A Prefeitura de Várzea Grande realizou a contratação de profissional da Psicologia para atuação no Pronto Socorro Municipal. A decisão é resultado de uma visita técnica realizada pelo CRP18-MT, em agosto, que constatou a ausência de profissionais para atendimento na unidade. Na ocasião, o órgão municipal foi notificado pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) para que as providências necessárias fossem tomadas. Além do Pronto Socorro, outras unidades de saúde do município e também em Cuiabá foram fiscalizadas.

O CRP18-MT ressalta que conforme a Resolução CFP Nº 013/2007, é atribuição de profissionais da Psicologia Hospitalar o atendimento a pacientes, familiares e/ou responsáveis pelo paciente, membros da comunidade dentro de sua área de atuação. membros da equipe multiprofissional e eventualmente administrativa, visando o bem-estar físico e emocional. O atendimento pode ser oferecido também a estudantes e pesquisadoras (es), no momento em que estejam atuando em pesquisa e assistência nas unidades hospitalares.

Presidente do CRP18-MT, Gabriel Henrique de Figueiredo, acompanhou a fiscalização da COF realizada em agosto. A ação contemplou unidades como a Santa Casa de Misericórdia, Pronto Socorro Municipal e Hospitais Municipal (HMC), Júlio Müller e São Benedito, em Cuiabá, além do Hospital Metropolitano e Pronto Socorro de Várzea Grande.

“Constatamos a ausência de profissionais da Psicologia em unidades há mais de um ano. Vimos também que em alguns casos, é necessário aumentar o número de psicólogas (os) onde a demanda vem crescendo, sobretudo, neste contexto de pandemia. Vale ressaltar que o trabalho da Psicologia Hospitalar é atender não só pacientes hospitalizados, como também os familiares e a equipe hospitalar”, disse Gabriel.

Ainda de acordo com o presidente da autarquia, a contratação de profissional da Psicologia pela Prefeitura de Várzea Grande demonstra a importância do trabalho de fiscalização do Conselho. “Graças à essa atuação, a população que utiliza o serviço público de saúde poderá contar com o apoio e suporte psicológico necessários. Esperamos que assim como a contratação para o Pronto Socorro foi determinada, que outras unidades hospitalares também recebam mais profissionais da Psicologia. Continuaremos fiscalizando e cobrando por isso”, finaliza o presidente do CRP18-MT