Ano é marcado por aumento de profissionais habilitados no Estado

Ano é marcado por aumento de profissionais habilitados no Estado

Novas Carteiras de Identidade Profissional (CIP) foram entregues durante sessões solenes. As cerimônias ocorreram no dia 30 de novembro, na sede do Conselho Regional de Psicologia (CRP 18 - MT), em Cuiabá e em evento realizado no dia 04 de dezembro, organizado pelo Conselho, em Rondonópolis, que contou com a presença do presidente do CRP18 - MT, Alcindo José Rosa. 

Durante as formalidades, os psicólogos foram lembrados das competências do Conselho Regional de Psicologia, como o papel político da Psicologia na sociedade, suas áreas de atuação e o mercado de trabalho.

A psicóloga Dulcimeia Aparecida Loni, que nasceu no Paraná e mora em Cuiabá há 32 anos, ressalta que receber a Carteira de Identidade Profissional (CIP) é importante para que se possa atuar dentro da legalidade, respaldada pelo CRP18. Ter o registro no Conselho, salienta ela, traz segurança, além de oportunizar atualização por meio de cursos, palestras e atividades que são realizadas pela autarquia.

Em relação à solenidade de entrega, Dulcimeia considera muito interessante. “Como o ser humano trabalha muito a partir de rituais e marcações, fica demarcado, é uma solenidade, é uma forma até do CRP nos reconhecer e nos dar as boas vindas”, diz. Também é interessante do ponto de vista da valorização do psicólogo, analisa. “Eles explicam o papel do CRP e a sua importância na vida do psicólogo. Disponibilizaram informações e se disponibilizam quanto a todo tipo de dúvida que nós tivermos. Então, esse momento eu entendo como momento importante, de valorização do profissional”, elogia.

Outras solenidades serão realizadas ainda este ano, porém, o presidente Alcindo José Rosa já comemora o aumento do número de profissionais habilitados para atuarem no mercado. “Tivemos um expressivo aumento de entrega da CIP este ano, o que revela um aumento no número de formados em psicologia. Nós ficamos lisonjeados com isso”.

O presidente ainda ressaltou os ganhos para a sociedade e a importância da realização de projetos, como o ‘Diálogos com o Interior’. “Para atender essa demanda, o Conselho tem criado ações junto aos profissionais, pois quanto maior for o número de profissionais inscritos, maior é a responsabilidade, uma vez que o nosso Estado é territorialmente muito grande”.

 

O documento

CIP tem validade como documento de identidade e é um documento oficial com validade legal em todo o território nacional. Pode, inclusive, ser usado no lugar da Carteira de Identidade (RG), e deve ser sempre utilizado quando do exercício profissional.

O psicólogo, a fim de exercer atividades de sua profissão, independente do seu  enquadramento  funcional,  deve,  além  de  ter  o  diploma  de  psicólogo, inscrever-se no Conselho Regional de Psicologia da sua região, que lhe conferirá a Carteira de Identidade Profissional (CIP).

“O exercício da profissão de psicólogo nas suas diferentes categorias em todo território nacional somente será permitido ao portador da Carteira de Identidade Profissional, expedida pelo CRP da respectiva jurisdição”. (art. 1° do Decreto Federal nº 79.822, de 17/06/77).

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação