A nova Carteira de Identidade Profissional (CIP) do CRP-18 MT está disponível

A nova Carteira de Identidade Profissional (CIP) do CRP-18 MT está disponível

A CIP é o documento emitido pelo Sistema Conselhos de Psicologia - composto pelo Conselho Federal de Psicologia e Conselhos Regionais - que habilita a psicóloga a exercer a profissão, conforme prevê o art. 14 da Lei nº 5.766/1971. A fim de dar mais praticidade e recursos para facilitar a atuação e o dia a dia das(os) psicólogas(os), a versão atualizada apresenta uma série de novidades.


Confeccionada em modelo de cartão com material plástico de alta resistência, a nova CIP contém 16 elementos de segurança distribuídos na frente e no verso. Além disso, permite integração com serviços oferecidos pelo Sistema Conselhos de Psicologia.


Também está prevista, e será liberada pelo CFP ainda em 2023, a implantação da versão digital, a e-CIP, que possibilitará à psicóloga carregar a sua identidade profissional em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, permitindo integrações futuras com outros sistemas ou mecanismos de identidade.


A e-CIP funcionará de forma similar a outros documentos digitais, como o e-Título e a e-CNH, e contará com tecnologias como a utilização de QR Code. As(os) profissionais poderão inclusive fazer a atualização de dados cadastrais e a emissão de certidões e boletos.


Informações importantes sobre a nova Carteira de Identidade Profissional (CIP):


•    A Confecção, os atos de requerimento, de coleta dos dados e de produção da carteira de identidade profissional, foram definidos pelo CFP através da Resolução N. 2, de 01 de abril de 2021.
•    A Carteira de Identidade Profissional (CIP) estará disponível para as psicólogas regulares junto ao CRP-18 MT.
•    A troca da carteira de identidade profissional não é obrigatória.
•    O valor da taxa de emissão da carteira de identidade profissional (CIP) é de R$ 80,00 independente se a carteira for provisória, definitiva ou segunda via.
•    Os procedimentos de coleta dos dados biométricos e de confirmação dos dados biográficos e cadastrais serão realizados presencialmente, no Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso, para os inscritos nesta jurisdição.
• O atendimento a profissional será mediante agendamento através do link: https://crpmt.org.br/agendamento-atualizacao-cadastral
•    A coleta de dados vale apenas para uma emissão. Caso haja perda, roubo ou extravio do documento será necessária uma nova coleta de dados biométricos presencialmente.
•    O prazo para confecção e entrega do documento é de até 20 dias úteis, sendo informado via e-mail quando a carteira de identidade profissional estiver disponível para retirada na sede do Conselho. 
•    A retirada da Carteira de Identidade Profissional no CRP-18 MT deve ser feita pela psicóloga solicitante, sendo impedido o envio via correios ou a entrega a terceiros.

Clique aqui e acesse a resolução Resolução N. 2, de 01 de abril de 2021 

 

Endereço da Sede do CRP-18:

Rua 40 n. 120 - Bairro Boa Esperança - Cuiabá/MT - CEP: 78068-536

65 3627-7188 ou pelo whatsapp 65 9 9235-4113