7ª Conferência Estadual de Saúde será realizada em outubro

A 7ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso será realizada de 14 a 16 de outubro pelo Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso (CES/MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT). Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social – política pública, patrimônio do povo brasileiro”, o objetivo é analisar os avanços e as questões que serão fortalecidas no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, e também propor diretrizes para a formulação de políticas de saúde.

A presidente do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT), Maria Aparecida de Amorim Fernandes, representa o CRP/18 MT no CES/MT e, portanto, é delegada nata na Conferência Estadual. Segundo ela, o CRP/18 MT tem incentivado os psicólogos a participarem de conferências e conselhos, já que são espaços vitais para o exercício do controle social do SUS. “A participação dos psicólogos é muito importante para que eles sejam inseridos nas discussões de políticas públicas. Desse modo, é possível conquistar o nosso espaço e também garantir que tais políticas sejam cumpridas para que toda a população tenha acesso à saúde de qualidade”, afirma.

Para a 7ª edição da Conferência Estadual de Saúde, o pleno do CES/MT aprovou o debate proposto pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS): "Acesso e acolhimento com qualidade - um desafio para o SUS". A discussão se desdobra em três eixos: Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; participação da comunidade e controle social, e gestão do SUS. Além disso, serão realizadas as eleições dos 64 delegados que representarão o Estado na 14ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 30 de novembro a 04 de dezembro, em Brasília (DF).

As Conferências Estaduais e Municipais são realizadas em todo país e antecedem a Conferência Nacional de Saúde, que está em sua décima quarta edição. Os eventos tratam do mesmo tema, que é previamente deliberado pelo CNS, e são formulados com o intuito de discutir e aprovar propostas prévias que contribuam com as políticas de saúde e que serão levadas, posteriormente, para discussão mais ampla durante a Conferência Nacional.

Etapas municipais - As Conferências Municipais antecedem a etapa estadual, e foram realizadas de 01 de abril a 15 de julho, em 141 municípios de Mato Grosso. Representantes de diversos segmentos da sociedade participaram das discussões. Em todas as etapas são elaborados os relatórios que posteriormente subsidiarão importantes documentos como o Plano Plurianual (PPA) e os Planos de Saúde. Além disso, cada cidade elegeu os delegados que representarão o município na 7ª Conferência Estadual de Saúde. Ao todo, foram eleitos 720 delegados.

Maria Aparecida Fernandes ministrou palestras nas cidades de Comodoro, a 677 km de Cuiabá, Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km, Poconé, a 104 km e Campo Novo do Parecis, a 397 km da Capital. Segundo a presidente do CRP/18 MT, o objetivo foi fomentar a discussão para que cada município possa delimitar as suas necessidades. “A questão do financiamento público foi muito discutida nos municípios, já que eles não possuem recursos para garantir saúde de qualidade à população. Agora, a luta é pela regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, aprovada em 2000, que permitirá que municípios recebam mais recursos dos órgãos federativos”, ressalta.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação