3º Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres

O Conselho Federal de Psicologia coordenou reunião entre psicólogas na 3º Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres. O encontro propiciou contato entre as profissionais buscando maior articulação de propostas para políticas públicas para as mulheres a partir da Psicologia.
Estiveram presentes 21 psicólogas de vários estados brasileiros, apresentando seu trabalho nas comunidades onde atua os problemas enfrentados no atendimento às mulheres. Segundo a psicóloga de Minas Gerais, Marisa Sanabria, o cotidiano tem deixado as psicólogas submersas e angustiadas: “É preciso mudar esse panorama”, defendeu. A opinião é compartilhada pela conselheira do CFP, Marilda Castellar: “Estamos cientes desses problemas. As demandas foram as mais diversas possíveis e a nossa intenção é trazer os problemas das psicólogas para o Sistema Conselhos de Psicologia.”, afirma.
A conselheira do CRP do Mato Grosso (18º Região), Priscila Batistuta, alerta para o crescente problema da violência na família onde as mulheres são as vítimas mais comuns. “Preocupa a saúde mental não abrir as portas para as vítimas de violência.”, questionou.
A 3º Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres tem como tema a “Autonomia e igualdade para as mulheres”, tendo como perspectiva discutir e elaborar políticas públicas voltadas para a construção da igualdade, tendo como foco o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, ampliar e fortalecer as políticas de enfrentamento da violência de gênero e o respeito à livre orientação sexual.
 

Fonte: Psicologia Online