1ª Mostra de práticas e pesquisas em Psicologia incentiva saber científico

A 1ª Mostra de práticas e pesquisas em Psicologia começou ontem (24) à tarde, na Universidade de Cuiabá (Unic). A atividade faz parte da programação do I Encontro Integrado de Psicologia em Mato Grosso e continua hoje (25) à tarde. Os projetos expostos são sínteses de trabalhos de conclusão de curso, de iniciação científica ou de experiências nos espaços de estágio. O evento incentiva o saber científico, estimula a socialização dos projetos e fomenta a troca de ideias a respeito da Psicologia.
Segundo a presidente do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT), Maria Aparecida de Amorim Fernandes, é preciso investir na formação dos estudantes para garantir, no futuro, a atuação de bons profissionais. “Um encontro como este solidifica a troca de informações entre os alunos e também entre profissionais. É preciso fortalecer a Psicologia enquanto ciência. A integração entre instituições de ensino e a participação dos estudantes incentivam a busca por novos encontros com outras regiões do país”, diz.
A professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paola Biasoli Alves, afirma que aproximadamente 55 trabalhos foram inscritos. “A mostra possibilita que os alunos e profissionais tenham um panorama a respeito do que é produzido na região, em termos de pesquisa em Psicologia; que socializem o conhecimento produzido nas três universidades participantes: UFMT, Unic e Centro Universitário de Várzea Grande (Univag); e aprendam a organizar um trabalho de pesquisa”. As apresentações dos projetos são divididas em grupos de trabalho. Cada grupo tem um professor coordenador que conduz as discussões.
Os trabalhos abrangem vários temas referentes à Psicologia. “Temos temáticas chamadas de psicossociais, trabalhos teóricos, psicologia da saúde, psicologia nos contextos educacionais, empresariais, questões hospitalares, abuso de drogas, entre outros”, conta a professora Paola Alves. Ela acrescenta que é preciso incentivar a realização de outros eventos que discutam as teorias e práticas da profissão. “Vemos a grande participação dos alunos e esperamos que reivindiquem o apoio necessário para que outros encontros sejam realizados. Além disso, precisamos tornar o Encontro Integrado em Psicologia uma atividade que faça parte do cronograma do Estado”.
Pesquisas realizadas – As alunas do curso de Psicologia da UFMT, Jaqueline Adriany de França, Halana Paula Buiali e Fernanda Nascimento Garcia, desenvolveram a pesquisa: “Relato de experiência: Programa de desenvolvimento Son-Rise e autismo”. Segundo Jaqueline França, o trabalho objetiva agregar profissionais voluntários ao programa Son-Rise. “Neste programa, as crenças são a favor do respeito, aceitação e apreciação dos autistas. A criança autista deve ser aceita como ela é. Não devemos obrigá-la a participar do nosso mundo como acreditamos ser o correto. Estamos trabalhando para realizar um workshop para apresentar o programa a outros interessados”, complementa.
Já os alunos Cristina Setsuco Siqueira Saito, Gautier Paolo Prates da Silva e Patrícia Teixeira Cunha, do curso de Psicologia da Unic, desenvolveram o projeto: “Diagnóstico institucional e comunitário da Escola Municipal Hélio de Souza no bairro Praeiro”. O objetivo é desenvolver práticas integrativas das competências e habilidades que permitam a atuação de psicólogos. Segundo Cristina Saito, a proposta é trabalhar com grupos de alunos, utilizando-se de técnicas psicopedagogas voltadas para o autoconhecimento, visando atingir a instituição como um todo. “Vamos trabalhar neste projeto até o final deste ano. Através de atividades dinâmicas, tentaremos promover o autoconhecimento das crianças”, explicou.
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação