CRP18-MT celebra participação de Mato Grosso na I Mostra Nacional de Práticas Profissionais na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e premiação nacional de manifestação artística

CRP18-MT celebra participação de Mato Grosso na I Mostra Nacional de Práticas Profissionais na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e premiação nacional de manifestação artística

CRPMT 18

Trabalhos selecionados na etapa estadual promovida pelo Conselho integram publicação nacional lançada em Manaus durante o 23º Encontro da ABRAPSO

O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP18-MT) participou ativamente da construção da I Mostra Nacional de Práticas Profissionais na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), iniciativa promovida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) por meio do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Com o tema “A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje, sempre!”, a Mostra integra uma campanha nacional em defesa da Reforma Psiquiátrica, da luta antimanicomial e dos direitos humanos no campo da saúde mental.

A Mostra teve como objetivo reconhecer, valorizar e dar visibilidade às práticas profissionais e expressões artísticas desenvolvidas no âmbito da RAPS em todo o território nacional. Dividida em duas categorias – relato de experiência e manifestação artístico-cultural –, a iniciativa contou com uma etapa estadual conduzida pelos Conselhos Regionais de Psicologia e culminou com a etapa nacional, que teve os Anais oficiais lançados em 4 de setembro de 2025, em Manaus (AM), durante o 23º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).

Etapa estadual em Mato Grosso premiou dois relatos de experiência

No âmbito estadual, o CRP18-MT promoveu em junho de 2025 a I Mostra Regional de Práticas Profissionais na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), reunindo psicólogas(os), gestoras(es), usuárias(os) da rede e coletivos culturais de diversas regiões do estado. A etapa contou com a inscrição de trabalhos, entre os quais um relato de experiência foi selecionado para representar Mato Grosso na fase nacional.

Os relatos premiados foram:

  • “O Papel da Responsabilidade Técnica na Implementação de Protocolos de Atendimentos Psicológicos Hospitalares”, das psicólogas Alexsandra Maria Calheiros de Almeida Rêgo e Maria Marta Lino de Oliveira Silva, do Hospital Regional de Cáceres (1º lugar na etapa regional e publicado nos Anais da Mostra Nacional);
     

  • “Arte e Cuidado em Liberdade: uma história de superação de Florença”, da psicóloga Cinaria Fonseca, que atua em Santa Rita do Trivelato (2º lugar na etapa regional).
     

Já na categoria artístico-cultural, foi selecionada a obra “Livre pra ser diferente”, criada pela usuária da RAPS Rafaela França, também do município de Santa Rita do Trivelato.

Mato Grosso é premiado nacionalmente na categoria artística

A obra de Rafaela França foi uma das três manifestações artístico-culturais mais votadas do Brasil, conquistando o 3º lugar nacional. O trabalho foi publicado nos Anais da I Mostra Nacional da RAPS ao lado das obras “Dois Amantes”, de Yasmin Oliveira (MS), e “Sem Título”, de Renielson Alves (PE).

A premiação reafirma a importância da arte como expressão legítima do cuidado em liberdade, da escuta sensível e da potência transformadora das experiências vividas no cotidiano dos serviços públicos de saúde mental.

Lançamento nacional em Manaus reúne 27 relatos e 3 manifestações artísticas

Durante o 23º ENABRAPSO, o CFP realizou a cerimônia de lançamento dos Anais da I Mostra Nacional da RAPS, uma publicação que reúne os 27 relatos de experiência selecionados pelos Conselhos Regionais de Psicologia e as três manifestações artísticas premiadas. O material consolida experiências diversas, inovadoras e profundamente comprometidas com os princípios da saúde mental pública, do território e dos direitos humanos.

Os Anais cumprem um papel fundamental ao documentar, valorizar e inspirar a atuação de profissionais da Psicologia em todo o Brasil, especialmente em contextos marcados por retrocessos e subfinanciamento das políticas públicas. A coletânea também é uma importante ferramenta de formação e incidência política, ao demonstrar a efetividade do cuidado psicossocial desenvolvido em rede.

Reconhecimento e compromisso com a RAPS

O CRP18-MT parabeniza as(os) profissionais e usuárias(os) que participaram da Mostra em Mato Grosso e reforça seu compromisso com uma Psicologia ética, antimanicomial, comunitária e comprometida com a liberdade. A autarquia reconhece a importância de iniciativas como esta para fortalecer a rede de atenção psicossocial, valorizar o trabalho da categoria e dar visibilidade às experiências que transformam realidades nos territórios.

Acesse os Anais da I Mostra Nacional da RAPS no site do CFP: https://site.cfp.org.br/publicacao/i-mostra-raps/

 

MATÉRIAS RELACIONADAS: