
Obra de usuária da RAPS em Mato Grosso é destaque nacional na I Mostra de Práticas Profissionais
Expressão artística de Rafaela França, de Santa Rita do Trivelato (MT), é uma das três mais votadas e integrará os Anais da Mostra Nacional promovida pelo CFP
O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região – Mato Grosso (CRP18-MT) celebra a conquista da usuária Rafaela França, moradora de Santa Rita do Trivelato (MT), que teve sua obra “Livre pra ser diferente” selecionada como uma das três manifestações artístico-culturais mais votadas na etapa nacional da I Mostra de Práticas Profissionais na RAPS. A obra será publicada nos Anais da Mostra, em reconhecimento à sua potência estética, sensível e transformadora.
A iniciativa é promovida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), e tem como objetivo valorizar experiências profissionais e expressões culturais comprometidas com os princípios da Reforma Psiquiátrica, da luta antimanicomial e do cuidado em liberdade.
Com o tema “A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje, sempre!”, a Mostra busca dar visibilidade à atuação da Psicologia no campo da saúde mental, evidenciando práticas e produções alinhadas à promoção de direitos, à escuta qualificada e ao cuidado psicossocial em todo o território nacional.
Na etapa nacional, 68 manifestações artísticas foram analisadas com base em critérios como criatividade, originalidade, impacto visual e adequação temática. As três obras mais votadas pelo público foram:
-
“Dois Amantes”, de Yasmin Oliveira (MS);
-
Sem título, de Renielson Alves (PE);
-
“Livre pra ser diferente”, de Rafaela França (MT).
Além das manifestações artísticas, a Mostra também destacou 27 práticas profissionais indicadas pelos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs), das quais sete foram selecionadas como destaques nacionais, representando todas as regiões do Brasil. A comissão avaliadora considerou aspectos como relevância, inovação e impacto das ações na RAPS.
A cerimônia de premiação das práticas e obras selecionadas acontecerá no dia 4 de setembro de 2025, durante o 23º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), em Manaus (AM).
O CRP18-MT parabeniza Rafaela França, sua rede de apoio e as equipes da RAPS que valorizam a arte como estratégia de cuidado, liberdade e dignidade. A autarquia reafirma seu compromisso com uma Psicologia que escuta, acolhe e transforma – com ética, criatividade e compromisso social.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
CONFIRA AS NOVAS DATAS E PARTICIPE: 1ª MOSTRA REGIONAL DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA
CRP18-MT anuncia inscrições para a Etapa Estadual da I Mostra Nacional de Práticas Profissionais