Incêndio Destrói Shopping Popular de Cuiabá: CRP18-MT Mobiliza Ações

Incêndio Destrói Shopping Popular de Cuiabá: CRP18-MT Mobiliza Ações

CRPMT 18

    Na madrugada desta segunda-feira, 15 de julho, um incêndio devastador destruiu o Shopping Popular de Cuiabá, afetando cerca de 600 comerciantes, que empregavam aproximadamente 3 mil pessoas, de acordo com a Associação Comercial de Cuiabá. Diante dessa tragédia, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) se mobiliza para oferecer orientação à categoria de profissionais da saúde e articular ações de intervenção junto à comunidade e instituições de ensino superior (IES).

    O CRP18-MT está em diálogo com a Defesa Cívil para se inteirar das possibilidades de intervenção. A partir desse diálogo, será formulado um plano de ação para oferecer suporte, orientação e intervenções.

    O Conselho abrirá inscrições para participação de profissionais na formação do plano de intervenção e promoverá momentos de formação para formar profissionais. Essa formação será fundamentada em materiais específicos, como a Nota Técnica sobre Atuação da Psicologia na Gestão Integral de Riscos e de Desastres relacionadas com a Política de Proteção e Defesa Civil , as recomendações técnicas e éticas do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região em Mato Grosso e as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres será oferecida aos profissionais que se inscreverem para participar das ações de intervenção, garantindo que estejam preparados para lidar com as complexidades e desafios psicológicos decorrentes de desastres como o ocorrido no Shopping Popular.

    As clínicas-escolas vinculadas às IES serão orientadas a oferecer suporte às vítimas do incêndio. O CRP18-MT destaca a importância de uma abordagem integrada e coordenada para maximizar o alcance e a eficácia das intervenções.

    Como parte das medidas a longo prazo, o CRP18-MT está formulando um Grupo de Trabalho (GT) em Riscos, Emergências e Desastres, que posteriormente será formalizado como uma comissão permanente. Essa comissão será responsável por desenvolver e implementar estratégias contínuas de apoio psicológico em situações de emergência e desastres.

    O CRP18-MT reafirma seu compromisso com a comunidade e com a promoção do bem-estar psicológico, oferecendo suporte e recursos necessários para enfrentar essa tragédia. A colaboração de todos os psicólogos e instituições é essencial para o sucesso das ações.

Próximos Passos:


Articulação com a Defesa Civil: Inteirar-se das ações do município e colaborar nas intervenções.


Diálogo com IES: Estabelecer diálogos com as instituições de ensino superior de Cuiabá e Várzea Grande.


Inscrição de Psicólogos Voluntários: Abrir inscrições para psicólogas interessadas em oferecer atendimento psicológico às vítimas. Psicólogas(os) interessados(as) em colaborar, preencham o formulário para participar das ações de intervenção. Acesse o seguinte link: https://bit.ly/3A7oLVy


Formação de Profissionais: Oferecer formação baseada nas notas técnicas do CFP para capacitar os profissionais no acolhimento e atendimento das vítimas.


Grupo de Trabalho: Formar um GT de Riscos, Emergências e Desastres com a participação de conselheiras interessadas, com a proposta de manter esse GT ativo.


Para mais informações e inscrições, acompanhe as comunicações oficiais do CRP18-MT e inscreva-se nas iniciativas propostas.


o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) se mobiliza para oferecer orientação à categoria de profissionais da saúde e articular ações de intervenção junto à comunidade e instituições de ensino superior.