
Comissão de Psicologia na Assistência Social divulga nota técnica com orientações a profissionais do SUAS durante pandemia
Dando continuidade às orientações profissionais de psicólogas (os) quanto ao exercício da Psicologia durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o CRP18-MT lança nova nota técnica sobre o tema. Desta vez, o material é dirigido aos profissionais que atuam nos serviços essenciais / emergenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A nota técnica 02/2020 aborda a orientação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) quanto ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs por psicólogas(os) para a realização do atendimento à distância, como por exemplo: chamadas de vídeo, contato telefônico, mensagens de texto, trocas de áudio ou mensagem por aplicativo e e-mail.
O documento destaca também o estabelecimento de fluxos e protocolos para o trabalho social essencial durante a pandemia, de forma interdisciplinar, na “produção de conteúdo informativo e orientativo de divulgação nos meios de comunicação, e na disseminação dos canais de atendimento da rede de proteção e Sistema de Garantia de Direitos. Exemplos: Disque 100, Ligue 180, Delegacia/Boletim de Ocorrência Virtual e aplicativos para denúncias de violação de direitos humanos - Direitos Humanos BR, entre outros”.
Além das orientações profissionais, a nota técnica reforça os cuidados quanto à segurança no trabalho, com o uso de EPIs e as medidas de higienização e distanciamento nas unidades socioassistenciais e demais locais de acesso de profissionais.
Estão contemplados por estas orientações, psicólogos (os) com atuação nas unidades socioassistenciais, como o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (CENTRO POP) e unidades de acolhimento.
Para acessar nota 02/2020 da Comissão de Psicologia na Assistência Social na íntegra, clique AQUI.
Alerta – Os profissionais da Psicologia Hospitalar também foram orientados pelo CRP18-MT quanto à atuação durante a pandemia. A nota técnica 01/2020, elaborada pela Subcomissão de Psicologia Hospitalar, estabelece algumas recomendações quanto às práticas associadas às Tecnologias de Informação e comunicação (TICs), aos direitos dos usuários de saúde, à comunicação e gestão, e a atuação em equipe multiprofissional, com pacientes e familiares no contexto hospitalar associado à pandemia. Para acessar a nota técnica 01/2020, clique aqui.