V Plenário toma posse para gestão 2022/2025

V Plenário toma posse para gestão 2022/2025

CRPMT 18

O V Plenário do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso 18ª Região MT, tomou posse no início desta semana, no dia 26 de setembro, no auditório da OAB/MT. Compuseram a mesa de abertura os ex-presidentes do IV Plenário, Gabriel Henrique Figueiredo e George Moraes, o conselheiro presidente eleito João Henrique Magrini e a conselheira Marisa Helena Alves, que representou o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Antes da assinatura do termo de posse, George Moraes fez a abertura da cerimônia social com uma retrospectiva da gestão e agradeceu a cada profissional que está e/ou esteve presente nos processos de luta e defesa da categoria, em especial nas Comissões temáticas.

“Agradeço a cada uma(um) por estarem nesses espaços indispensáveis para o fortalecimento da categoria, em que a presença das(os) estudantes de psicologia juntamente com as(os) profissionais, em atuação coletiva, fortalece ainda mais a presença da(o) psicóloga(o) na sociedade e nas políticas públicas”, ressaltou.

George reforçou ainda que “é preciso continuar a luta na defesa incessante dos Direitos Humanos, na construção de uma Psicologia ética, que respeita as diferenças e luta contra todas as formas de negligência, discriminação, exploração, violência e opressão”.

Escolhido na eleição em agosto deste ano, o novo Plenário (Atuação Psi: Em defesa das psicologias de MT) estará à frente do CRP18-MT até 2025. O conselheiro presidente eleito, João Henrique Magrini, afirmou que o Conselho vem desempenhando trabalhos extremamente importantes para a categoria, e que estes terão continuidade na nova gestão. Reforçou ainda a necessidade de estabelecer uma aproximação com as(os) psicólogas(os) do interior do estado.

“O período da pandemia fez com que a gente tivesse uma nova forma de ver o CRP MT funcionar. Ganhamos o online, uma ferramenta que veio para ficar e que tem contribuído muito em alguns momentos. Ainda assim, temos esse desafio de tentar trazer para mais perto a categoria do interior do estado, criando estratégias para chegar da melhor forma até eles, e que se identifiquem com a nossa luta. Para que possam olhar para o Conselho de uma outra maneira, não como se fosse algo distante”, disse.

Marisa Helena Alves, psicóloga representante de Mato Grosso no CFP, parabenizou o V Plenário, a todos que o compõem e que colaboraram com o processo eleitoral. Ela ressaltou que todos os membros são dignos do voto de confiança entregue pela categoria.

“Certamente vocês têm a consciência do tamanho da responsabilidade que assumem neste momento. A pandemia trouxe desafios ainda a serem superados. Impactos na saúde mental e em diversos âmbitos da sociedade demandaram atuação da Psicologia brasileira, pautada no rigor científico e compromisso ético da nossa ciência e profissão”, enfatizou.

Em tom de despedida, ela afirmou ainda que há muito trabalho a ser realizado e muito a construir, e que a nova gestão pode contar sempre com o CFP que, agora, contará com a representação de Gabriel Henrique, ex-presidente do CRPMT. Marisa Helena deixará seu posto no Conselho Federal de Psicologia em dezembro deste ano.

“Na posição de conselheiro federal eu reafirmo o compromisso de estar à disposição de todos vocês do V Plenário, de ser apoio. Podem contar comigo sempre que precisarem, inclusive lá de Brasília, no CFP. Eu reassumo o compromisso de defesa da Psicologia brasileira, pela valorização do profissional diante de tantos retrocessos”, garantiu.

Acesse aqui a galeria de fotos: https://crpmt.org.br/galeria/cerimonia-social-de-posse-do-v-plenario-do-crp18-mt